11.10.10

REVISITANDO O EIXO IV


Tempo
Luz e sombra
Objetos do passado
A postagem realizada nesse eixo,masi precisamente no dia 17/06/2008,começa assim:
"Ao longo do semestre a interdisciplina que me fez refletir muito na minha prática foi a representação do mundo pelos Estudos Sociais(...)".
Hoje eu começaria por assim dizer:
A interdisciplina de Estudos Socias mudou a minha prática,a ponto de escolher uma temática relacionada a essa interdisciplina para  para nortear o meu estágio.
Nesse semestre o meu envolvimento e a paixão pela área de Estudos Sociais foram evidentes.Realizai atividades onde contemplaram essa área.Construí linhas do tempo com os alunos,onde puderam perceber a dinâmica do tempo na nossa vida.
Foram realizados experimentos na área de ciências,como projeto Dengue,experimentos de luz e sombras,enfim...Tudo isso com um empurrãozinho das tecnologias.Neste projeto transformamos um vídeo da intenet num DVD.
Sem dúvida a experiência com a interdisciplina de Estudos Sociais foi muito apaixonante.
Conceitos importantes como noção de tempo e espaço são fundamentais ao se trabalhar estudos sociais.
Outro conceito muito relevante, que fundamentou o meu estágio foi a construção da identidade.No meu estágio procurei trabalhar com atividades que contemplassem as vivências dos alunos,de suas origens,famílias, a fim de construírem suas identidades a partir das suas histórias.
Sem dúvida,a interdisciplina de Estudos Socias foi muito marcante,não só enquanto atividades acadêmicas,mas como aprendizagens muito significativas e relevantes que levarei para o resto da minha enquanto educadora.
Hoje sem dúvida ,entendo porque muitos alunos não gostam de história e geografia,por não terem sido aprofundados conceitos fundamentais partindo de suas histórias de vida,tornando-as assim aprendizagens duradouras.
Identidade

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Pois é Lu, a melhor forma de ensinar estudos sociais é mesmo aproximar os conhecimentos da realidade do aluno. Isso faz tudo ter sentido para o aluno, gerando novas aprendizagens, o que percebeste muito bem! Bjs, Maura -tutora do SI