Chronos(o tempo dos relógios,mecanicamente mensurável)
Kairós(o tempo estratégico,apropriado para determinada ação)
Ao longo do semestre a interdisciplina que me fez refletir muito na minha prática foi a representação do mundo pelos Estudos Sociais,principalmente na questão do tempo.
Posso dizer que foi um elemento precioso para repensar sobre a relação de ensinar história e memórias.
A sala de aula também tem seus ritmos.Ela não é independente do ritmo da sociedade,mas a ela é apropriado o ritmo social e nela são construídos os ritmos escolares.
A concepção que temos do tempo conduz,de certa forma,o ritmo que adotamos.Nos tempos modernos,a escola tem sido apontada como uma organização que,do ponto de vista do uso do tempo,provoca uma anulação do ritmo indiviadual e impõe um ritmo coletivo e obrigatório dado pelo exterior.O professor é a presença organizadora do tempo e das atividades que acontecem em sala de aula.
Acredito que as atividades de ensino estão centradas na possibilidade de atender no momento oportuno cada aluno em suas necessidades.
Respeitar o ritmo de cada aluno,refazer seus trabalhos,corrigir os cadernos do alunos.O tempo é para mim é kairós e não chronos.
A definição de tempo de conclusão de uma tarefa ou do horário marcado para um encontro é expressão do momento oportuno,presente na vida cotidiana e que possibilita a convivência social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário