4.4.10

Prática em sala de aula


Estou contando com a participação e integração dos meus alunos em sala de aula,pois eles têm demonstrado um grande interesse pelos assuntos abordados.
Inicialmente comecei trabalhar com a identidade de cada um, a apartir do texto Identidade, de Pedro Bandeira.
Após a leitura do poema,conversamos sobre o significado da identidade das pessoas e promovemos uma discussão coletiva sobre as ideias do texto.
Fizeram uma atividade onde deveriam escrever sobre a sua identidade e sobre alguma identidade que gostariam de assumir.
Fico muito entusiasmada com o envolvimento e a participação de todos,pois têm a oportunidade de se expressarem sobre quem são,onde nasceram,quem são suas famílias,suas realidades.
Faz-se necessário nesse momento que as crianças saibam a importância de se ter uma identidade.Eles rapidamente respondem que é para que as pessoas possam ser identificadas em determinadas situações.
Na próxima etapa trabalhamos com o nome de cada um, partindo do poema de Pedro Bandeira Nome da gente.
Eles puderam conhecer a história de seus nomes,pois levaram um pequeno questionário para ser respondido pelos pais.
Perguntas como:quem escolheu meu nome,qual motivo da escolha,que outros nomes pensavam e se fosse do outro sexo,como se chamaria?
No outro dia,na sala de aula socializaram suas respostas.
Em seguida redigiram um texto contando sobre a história do seu nome.
Novamente discutimos sobre a importância de se ter um nome,e eles perceberam as situações embaraçosas e as formas de como as pessoas seriam chamadas se não possuíssem um nome,como o coisa,ou pessoa,ei você aí...
Como tema de casa tiveram que pesquisar o significado dos seus nomes, para que em seguida pudessem socializar esse novo conhecimento.
O próximo passo foi conhecer as origens do seu sobrenome.Aí se abriram muitos questionamentos sobre a mistura dos povos na construção da formação do povo brasileiro.
Começamos a conversa sobre a chegada dos descobridores do Brasil,os portugueses,levei-os até o mapa mundi a fim de que localizassem Portugal e como foi a chegada aqui no Brasil.Expliquei que essa descoberta foi por acaso e que na verdade os portugueses estavam procurando um caminho para as Índias.
Conversamos sobra os espanhóis,africanos(período da escravidão),alemães e italianos e outros povos que para cá vieram,e que a chegada desses imigrantes resultou numa miscigenação do povo brasileiro.
Novamente tiveram que pesquisar junto aos familiares a origem dos seus sobrenomes.
Nesta semana iremos socializar esses conhecimentos a fim de poderem identificar a origem da formação das suas famílias.Paralelo a esse tema será trabalhado a música Gente tem sobrenome,do cantor Toquinho.
Acredito que todas essas atividades estão estruturadas de forma a dar oportunidade aos alunos de refletirem sobre a sua realidade,comparando-a com outras realidades,identificando as relações entre o particular e o geral, percebendo as diferenças e semelhanças, de modo a poder compreender esta realidade, manifestar opinião e estabelecer conclusões, participando assim como sujeito ativo do processo de construção do conhecimento.


2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Lu!
Tudo bem?

Legal a descrição que fizeste da tua vivência com os alunos! Podes nas próximas postagens refletir sobre estas experiências enquanto educadora e também acadêmica de Pedagogia, o que achas? Fica a sugestão.
Abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Lu querida, notas que estás direcionando muito o trabalho? As crianças participam mas as idéias e o caminho são teus. Eles são compnaheiros ativos da jornada mas não estão tendo muita chance de decidir sobre os rumos da mesma. Que tal perguntar mais para eles quais seriam os rumos? Vi que fizestes uma fdiscussão sobre a identidade que eles têm e as identidades que gostariam de ter. Seria bem interessante se oferecesses vários programas para eles construirem imagens da identidade que gostariam de ter, ou que escolhessem alguém ou algum animal ou vegetal que combina com as características que eles tê e as que gostariam ter. Imagino que daria muita discussão e muito trabalho legal. Que tal buscar imagens na Internet com as quais eles se enxergam? Profissões? Abrir um blog para eles colocarem suas descobertas deles mesmos? Acho que precisa de uma lufada nova essa tua velha busca do entendimento da sua identidade. Gostei muito da busca dos ancestrais no google, de onde vieram, ... Lidi, que tal olhar de novo e pensar mais solta e mais provocadora?
Um abração
Bea