28.3.10

Ação pedagógica


A ação pedagógica planejada para executar nestre semestre, se baseia principalmente no estudo e na compreensão do eu de cada aluno.
Nesta fase a criança está configurando seu mundo, e penso que trabalhar com a realidade de cada um é a melhor maneira de representar o elo entre a criança e seu mundo e a necessidade de compreensão da sociedade que está inserida.
Essa abordagem possibilita a integração de diversas áreas de conhecimento.
Esse tipo de trabalho faz com que os alunos desenvolvam conceitos a partir da sua história de vida,de conhecimentos que fazem sentido dentro do seu contexto histórico familiar.
Entender o porquê da necessidade de se ter um nome e sobrenome,qual é o significado do seu nome,quem escolheu esse nome,ou, que nome gostaria de ter,são questões que possibilitam o envolvimento e a busca por informações,que nunca foram antes pensadas por elas,e que de repente começam a ter sentido.
Quem são realmente,suas identidades,que conjuntos de fatores formam a identidade de cada pessoa,são assuntos que as interessam e fazem da sala de aula um ambiente desafiador e facilitador para irem em busca a fim de se conhecerem como sujeitos sócio-históricos.
Trabalhar com noções de que , cada aluno é um ser, único, com especificidades que são só suas,mostram como a criança se vê- sua auto-imagem,sendo importante que ela se perceba e aceite a diversidade.
Convém destacar a importância da história e da geografia como áreas fundamentais nessa proposta a fim de desenvolverem conceitos importantes.
Através de atividades de História surgem atividades para desenvolvimento da noção de tempo, de visão histórica sobre o cotidiano e de consciência do sujeito como fazedor da história.
Já a função da Geografia é propiciar a compreensão do espaço produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições, as relações de produção que nela se desenvolvem, bem como a apropriação que essa sociedade faz da natureza. Cabe à Geografia explicar como as sociedades produzem o espaço, conforme seus interesses em determinados momentos históricos (e aqui mais uma vez os dois campos se inter-relacionam), e como este processo implica uma transformação contínua.
O estudo do espaço supõe a análise da sociedade e da natureza, não isoladas mas como partes integrantes de uma totalidade, a qual se organiza e relaciona, configurando-se em diferentes paisagens, de acordo com os diferentes tipos de sociedade embricadas em um determinado território.
Para tanto, cabe à escola, a ampliação e o aprofundamento das noções de localização espaço-temporal da criança: vizinhança, distância, lateralidade, limite, causalidade e suas inter-relações. (Vale lembrar mais uma vez que todas estas noções a criança já as tem, de alguma forma, na medida de seu contato com o espaço vivenciado. É preciso verificar como a criança percebe seu espaço).
Este processo deve ser feito com o respaldo de disciplinas como Educação Física, Educação Artística (Plástica, Cênica e Musical), Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais que, ludicamente, podem também trabalhar tais relações.

Um comentário:

Beatriz disse...

Lu, gostei demais da tua postagem!! No entanto, a senti muito mais como concepções teóricas que tens a repeito de como fazer o trabalho e o embasamento que os diferentes campos de conhecimento possibilitam ao ato interdisciplinar. Acho que precisas tornar tua reflexão um momento semanal resultante do ato de debruçar-se sobre o trabalho em sala de aula, retirando, dali, conclusões e considerações, sempre calcadas em evidências. Que tal, tornar esse post um texto concreto, trazendo a sala de aula com todas as suas características e relações entre pessoas diferentes, em função das idéias que expusestes tão bem? Acredito que precisa correr nessa direção. Um abração
Bea