21.3.10

NADAMOS E VAMOS CHEGAR ATÉ A PRAIA


Começado mais um semestre,sempre me vem a mente aquelas promessas:neste semestre prometo que vou ser pontual e assídua nas minhas postagens,como estudantes,que em todo início de ano prometem,pelo menos para si, que vão caprichar naquele caderno novinho,branquinho,sem nenhuma orelhinha.
Mas nesse início , parece ser tudo diferente.Reta final, estágio, tudo diferente de antes.Começamos o semestre num ritmo de despedidas,pensando que será o último ano em que teremos um ínicio.Início do fim ou começo de um novo tempo!
A verdade é que estamos começando de novo.O tão esperado estágio,que para alguns um "bicho papão", para outros,nem tanto assim.Confesso que estou sim apreensiva,agitada, ou melhor dizendo, nervosa e com um frio na barriga.
Embora contando com a experiência docente,sabemos que é um momento decisivo na nossa caminhada como alunas do Pead.Hora essa de pôr em prática o que trabalhamos nesses longos sete semestres de curso.
Uma verdade que me parace ser forte e verdadeira.Nada do que foi será,de novo do jeito que já foi um dia,como diria Lulu Santos.
Lembrei da metáfora da praia.Nadamos até agora,passamos por tempestades no mar,conseguimos vencer os altos e baixos das ondas,algumas vezes,parecíamos afundar nas dificuldades, mas havia sempre uma mão estendida pronta a nos puxar para cima a fim de recomeçar a nadar.
Fico tranquila em saber que apoio e ajuda não nos faltarão,pois não seria agora , visto que chegamos até aqui,que nos faltaria essa força e até mesmo um empurrãozinho para chegarmos até a praia.
Mas ao mesmo tempo que sei que teremos apoio e ajuda,me preocupo se terei condições de elaborar as tão temidas arquiteturas pedagógicas que teremos que pôr em prática,pois lembro-me das dificuldades que tivemos no ano passado de elaborar e planejar uma AP,que acabamos não colocando em prática com nossos alunos.
Estou começando um ano com um desafio,pois depois de trabalhar seis anos com turmas de 4º séries, estou trabalhando com um 3º ano,onde seria uma antiga 2º série.
Não sei ao certo que tipo de arquitetura vou trabalhar,pois ainda não sei como ficará, pois na minha escola o laboratório de informática está desativado.
Estou pensando em trabalhar com algum assunto relacionado aos países ou países que participarão da copa, pois no início do ano as crianças me pareceram bastante curiosas em relação ao assunto quando fizemos uma lista de nomes de cidades e de países.Logo percebendo o interesse pelo assunto, peguei o mapa mundi e comecei a explicar e mostrar alguns países e continentes que surgiam curiosidades.
Por enquanto estou trabalhando com a história de cada um:sua identidade,seu nome,sua família e história familiar.
Como diz a música,"tudo muda o tempo todo no mundo".Pode ser que muita coisa mude...

Um comentário:

Beatriz disse...

Querida Lu, com certeza esse é um momento que vocês mais sentirão nossa presença e apoio, principalmente para relembrar, quantas vezes for necessário) que você são competentes e podem fazer algo inovador. Como estamos na reta final que tal levar bem a sério tuas pronessas. Qualidade tu tens e seriedade tb.
Um abração
Bea