25.4.10

Muitas e muitas atividades





Logo que concluí o planejamento da semana passada,percebi que havia carregado demais no meu planejamento semanal.Digo,coloquei muitas atividades ,que requerem um tempo maior para serem realizadas,e as vezes esqueço que neste ano estou trabalhando com alunos menores e que levam um tempo maior para fazerem as atividades.
Conforme coloquei nas minhas reflexões no wiki,alterei a temática acertada no cronograma do estágio.
Acredito que isso não seja problema,porque em função das necessidades e interesses e também para aproveitar um gancho,trabalhei com as partes do corpo humano,pois na semana passada,quando eles tiveram que construir um boneco,acordamos que partes principais os bonecos deveriam ter:cabeça,tronco e membros.
Trabalhei com medidas dos alunos(peso e altura),construção de um álbum sobre as partes do corpo humano,jogo de trilha e também jogos teatrais.
Com as medidas dos alunos será construído um gráfico,que não conseguimos concluir nesta semana.
Em função de estarmos trabalhando com o corpo humano,abri um espaço onde os alunos pudessem escolher algum assunto para ser estudado.Eles escolheram "como funciona o coração".Como tema,tiveram que pesquisar sobre o assunto escolhido.No dia seguinte cada aluno expôs aquilo que mais havia chamado sua atenção.Enquanto isso,ia anotando no quadro.Após o término da atividade conversamos sobre o assunto e destacamos palavras significativas como artéria,percurso,cavidade,bombear.Neste dia pesquisaram em casa o significado dos termos.
Acho que está faltando um lugar onde eles possam registrar esses momenos de descobertas.Nesta semana acho que já poderemos ir para o laboratório de informática.Não sei ao certo,mas acho que vou abrir um blog para a turma fazer esses registros.
Outro momento significativo foi a construção de uma trilha sobre hábitos de higiene e saudáveis para nosso corpo.
Para minha surpresa,tiveram uma ótima organização e demonstraram seus conehimentos prévios sobre o assunto.
Ao construírem a trilha puderam utilizar regras lidas e exploradas como modelos para a construção do seu jogo;fizeram uso de elementos estruturais do texto,elaboraram e projetaram textos para incluir na trilha a fim de serem utilizadas como regras.
Também utilizei os jogos teatrais para trabalhar com a linguagem corporal,desenvolvendo a linguagem não-verbal,criando um repertório de gestos e estabelecendo uma comunicação com o próprio corpo e o corpo dos outros.

Um comentário:

Beatriz disse...

Lu, está maravilhoso!! Acho que blog é uma boa. Sem dúvida estás trabalhando de forma integrada, atenta ao que eles vão abrindo como caminho para ir planejando inserções Esse é um excelente trabalho de professor. Valeu!!
Um abraço
Bea