3.5.10

Percebendo o mundo através dos sentidos.






Nesta semana que passou,foram realizadas muitas atividades envolvendo os cinco sentidos.Aproveitei que o assunto trabalhado era o corpo humano e encaixei o assunto.

Foram muitas atividades de experimentos onde os alunos puderam interagir através dos cinco sentidos.
Expliquei que os sentidos são para nós uma forma de perceber e interagir com o ambiente que nos rodeia e que nossos sentidos são informantes do mundo exterior.
Num dia trabalhei com o sentido da visão,onde deveriam fazer uma observação de uma fruta,para em seguida preencher um relatório.Haviam perguntas como:qual é a cor da fruta?ela está madura?é possível saber o gosto da fruta?e o cheiro?que outras características a fruta tem?
Em outro dia vendei os olhos dos alunos a fim de perceberem as características dos objetos através do tato afim de tentar descobrir o objeto .
Em seguida responderam algumas perguntas relacionadas a a dinâmica.
No dia seguinte o sentido trabalhado foi o olfato.Eles deveriam identificar alguns cheiros,também com os olhos vendados.
A partir da atividade também relatar por escrito os tipos de cheiro,se era agradável ou não e o cheiro que mais haviam gostado.
Com essas atividades,também conversamos sobre as pessoas deficientes que percebem o mundo de outras maneiras.
Terminamos semana como uma releiturta de uma obra de Joan Miro, A mulher em frente ao sol.
Conversamos um pouco sobre a vida do pintor.
Em seguida perguntei o que lês poderiam perceber sobre a obra,como cores ,formas,e um possível significado.
Aproveitando que estávamos trabalhando com os sentidos,pedi que cada um expressasse algum sentimento despertado pela obra.
Observaram a obra e em seguida fizeram suas releituras.
O combinado era que naquele dia,eles seriam os mirós.
Acredito que foi uma semana onde os objetivos foram alcançados,pois houve muita interação e participação dos alunos. 



Um comentário:

Beatriz disse...

Estou louca para ver a produção dos Mirós!! Seria interessante tu expandir a idéia dos 5 sentidos porque temos bem mais: sentido para calor e frio; para dor; para tipos de material; para estado físicos do material etc... Que tal provocá-los pedindo que eles planejem experiências para que tu descubras a temperatura de algum objeto; a textura de objetos, dizer qual a forma deles sem ver... Bota os baixinhos a planejar!!
Um abração
Bea