30.5.10

O tempo perguntou pro tempo


Nesta semana trabalhei com um conceito ,que embora familiar para a maioria,é um conceito difícil de ser entendido no estudo principalmente em história.
O conceito de tempo é um dos mais importantes para que o aluno possase situar historicamente e socialmente no mundo em que faz parte.
Ao mesmo tempo que é um conceito importante,é também um dos mais complexos e abstratos,tornando-o difícil de ser entendido.Por isso,resolvi trabalhar com assuntos que já são bastante familiares para os alunos.
Iniciei o assunto fazendo com que eles fizessem a distinção entre tempo cronológico(tempo do relógio,calendário)e tempo meteorológico que se referência o clima.
Trabalhei com atividades onde os alunos pudessem se situar frente ao seu tempo,relacionando o tempo cronológico com as atividades realizadas ao longo de um dia,de acordo com a sua rotina.
Através de atividades com calendário,com relógios,pude introduzir o conceito de horas exatas e minutos possibilitando a compreensão da complexidade do tempo.
Durante as aulas tenho a preocupação de fazer com que eles registrem os dias da semana,do mês e do ano,chamando a atenção para datas e feriados,festas e aniversários,relacionando-as a acontecimentos do passado e do presente.
Outra forma de chamar atenção sobre a repetição dos fenômenos naturais como o dia e a noite e as mudanças nas fases da lua ,também considero útil para estudar o assunto.
Percebi em alguns momentos que as crianças têm mesmo essa dificuldade em abstrair o tempo.Em uma determinada atividade,eles teriam de responder quantas horas ficavam acordados e quantas horas dormiam durante um dia.Tive de interromper a fim de dar maiores explicações para que conseguissem concluir a pergunta a partir de fatos reais da sua rotina.Nessa hora é fundamental que o professor possa interromper a atividade ,fazendo com que eles possam,não apenas preencher as atividades,mas que possam refletir  e que sejam estimulados a dialogar a respeito de suas produções.
Em outro momento,quando trabalhamos com as horas,lancei a pergunta,como forma mesmo de desafio e até mesmo achando que seria bem difícil de encontrar a resposta.Mas para a minha surpresa alguns dos meninos conseguiram responder,fazendo cálculos .A pergunta era:Um dia tem 24 horas.Uma hora tem 60 minutos.Quantos minutos há em um dia?
Em seguida perguntei como tinham chegado ao resultado.
Eles explicaram que fizeram uma sequência de adições chegando ao resultado final.
Nesse mesmo dia trabalhamos com as horas e minutos.Eles construíram um reloginho onde os ponteiros eram móveis.Começaram a observar o relógio de parede a fim de descobrirem as perguntas que eu fazia.
Somente um aluno sabia identificar as horas.
Para a minha alegria, no final da atividade,todos conseguiram identificar e marcar as horas solicitadas.
Achei uma graça quando uma aluna disse:"Agora vou poder dizer para a minha mãe as horas no relógio de ponteiros,ela tentou me ensinar e eu não aprendia".
A satisfação de ver o entusiasmo deles ao aprenderem sobre um assunto que será tão útil para suas vidas é algo que motiva muito e também perceber que fazemos e que fomos fundamentais nas grandes descobertas de suas vidas. 

Um comentário:

Beatriz disse...

Lu, noto que sempre os desfios são teus e que os alunos seguem as atividades planejadas por ti. Houve um momento em que eles te disseram que gostariam de entender a questão do tempo? Da mesma forma, não vi participacão deles na escolhas dos temas e trabalhos. Por que escolhestes não ouvi-los ou, se os ouviu, por que não deixou vclaro aqui? Lu, precisas retomar teus post. Um abraco
Bea