6.6.10

O tempo na escola


Nesta semana,quando decidi estender o trabalho com a temática do tempo,comecei a pensar na relação entre o tempo e a escola.
Acho que vale a pena pensar na nossa relação com o tempo.
Como posso administar meu tempo na escola?E como esse tempo se dimensiona em sala de aula?
Como em tudo,o tempo na escola também é uma questão de tempo.
Tempo do ano letivo,semestre,trimestre,tempo da prova,tempo do recreio,tempo de falar,tempo de esperar...
Enfim,o que importa na escola,é que todo o tempo,seja um tempo de aprender.
De que forma podemos potencializar o tempo escolar?
Quando planejamos com objetivos claros,incluindo conteúdos estabelecendo metas,estamos potencializando o tempo escolar.
O planejamento é fundamental quando se quer ter domínio sobre o tempo em que dispomos.
O tempo em que o aluno passa na escola é precioso,e se não potencializarmos esse tempo para a aprendizagem,corre-se o risco de que apenas seja um tempo em que não houve nenhuma aprendizagem significativa.
Quando uma criança passa horas copiando alguma coisa do quadro,sem entender qual é o sentido de ela estar copiando aquilo,é uma situação clara de desperdício do tempo de aprendizagem dessa criança.
E infelizmente isso é um erro frequente em sala de aula.
E nós , como professores, somos responsáveis pelo tempo de promover a  aprendizagem aos nossos
 alunos.
Claro que,em falando de tempo, não posso deixar de falar no tempo individual de cada um.Tempo esse que cada indivíduo tem  para aprender e processar as informações.
E que nós, como professores temos de estar atentos as individualidades de cada um, pois sem essa percepção,corremos o risco de comerter erros ao avaliarmos esses alunos.  

2 comentários:

Beatriz disse...

Lu quero que leias com atencão os meus comentários ao longo do mes de maio. Precisas reformular totalmente para que o portfólio tenha os requisitos necessarios. Estou preocupada.
Um abraco
Bea

Luciana Betat disse...

Essa postagen é uma reflexão ou um relato?
Por que agora já estou confusa.
Aqui não fiz em momento algum relato de atividades e sim uma reflexão em cima de uma questão que julgo muito pertinente.