19.6.10

Sobre portfólios de aprendizagens



Nesta semana,que marcou o término do estágio,convém salientar  que a avaliação do trabalho realizado até aqui é fundamental,a fim de ilustrar as aprendizagem dos alunos construídas ao longo do estágio.
De acordo com o desenvolvimento do projeto, se fez necessário utilizar uma forma de avaliação que promovesse o acompanhamento das aprendizagens onde pudesse ser registrado e  ilustrado o trabalho evidenciando o pensamento,as competências e habilidades adquiridas ao longo do tempo, sendo capazes de fazerem registros.
Neste contexto,a melhor opção encontrada foi a construção de um portfólio,que de acordo com

HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166)  portfólio é : ...” um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc)",
 que proporcionou  evidências do conhecimento e aprendizagens que foram sendo construídos ao longo do estágio. 
Dessa forma os alunos puderam expressar,através de desenhos, relatos,conceitos,produções de textos, construídos sobre as temáticas abordadas  a partir do projeto MINHA HISTÓRIA,MINHA VIDA, sendo capazes de demonstrar a caminhada de cada um .










Um comentário:

Beatriz disse...

Algum exemplar desses portfólios? Algo registrado no digital, na parede, no caderno que puddes ser digitalizado ou fotografado? Um abraço
Bea