26.6.10

Sobre o trabalho com obras de arte


 Nesta semana trabalhei com diversas obrasde Alfredo Volpi,conhecido como "mestre das bandeirinhas".
Considero relevante o trabalho com obras de arte em sala de aula.
Na proposta Triangular o ensino de Arte visa resgatar conteúdos com o intuito de marcar a disciplina como área do conhecimento escolar.
O aluno quando entra em contato com obras de arte , tem a possibilidade de formar um novo olhar,crítico e apreciador.
Num mundo,onde os apelos visuais são tão intensos,convém salientar essa prática em sala de aula,onde nossos alunos tenham a oportunidade de se tornarem observadores e críticos de imagens e seus significados.
Quando trabalhamos com imagens, aprendemos de nós mesmos e do mundo que nos cerca .
A partir de imagens se é possível dizer como somos, nossos costumes, modo de vestir, modo como vivemos, enfim nossa identidade cultural.A partir de nossa imagem os outros podem fazer uma leitura de nossa maneira de viver e de quem somos.
No livro COMO USAR ARTES VISUAIS EM SALA DE AULA, de Kátia Helena Pereira, mostra como a leitura crítica de gravuras,retratos e pinturas pode contribuir para o desenvolvimento da percepção,da reflexão e do  potencial criativo do aluno.
  http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=0d3_CmVcT8QC#

Desta forma,o curso me mostrou que o trabalho com artes visuais em sala de aula,vai muito além de reproduções de desenhos,pinturas,dando um novo significado à área artística em meu planejamento.
Gosto muito de trabalhar com obras de arte com meus alunos,possibilitando uma interpretação e um novo olhar por trás de uma obra de arte,que é recheada de significados.

Um comentário:

Beatriz disse...

O que é proposta triangular? Tens exemplos da produção dos alunos que púdessemos ver? Ainda mais que a imagem é um apelo aser explorado bastante.
Um abração
Bea