23.5.10

Reflexões


Nesta semana que passou recebi a visita do professor Paulo e da tutora Rossana.
Na 6º semana de estágio, percebi que ao fazer as reflexões semanais estava , na verdade fazendo uma descrição e relatos de todos os momentos significativos das semanas.
Ao conversar com eles,percebi o equívoco do trabalho que estava fazendo.
Na verdade,o que se quer é uma reflexão da nossa prática como professor em sala de aula.
Confesso que havia algumas semanas estava me preocupando com as reflexões e percebendo que alguma coisa não estava correndo conforme o esperado.
Lendo meus e mails percebi que um colega também estava com problemas ao analisar e refletir sobre seu trabalho.
O importante é traduzir o que mais interessou,um ponto relevante,um momento,no qual ,como professores  podemos perceber a importância e a relevância de estarmos atentos a tudo aquilo que acontece ao nosso redor.
Novamente estava equivocada ao traduzir nas reflexões todos os momentos e descrever com detalhes tudo o que foi realizado.Pensei como meus alunos que acham que o mais importante é a quantidade e a variedade de atividades.Acabava por fazer um planejamento muito carregado e que muitas vezes se tornava até cansativo.
Percebi,ainda bem que percebi!
Basta um momento sequer para podermos ter sensibilidade no momento certo.Mudar quando não está dando certo,percorrer um caminho,que até então não estava planejado,ter a consciência de que nossos alunos estão sendo motivados ou não por nós.
Acho que é isso que está em jogo.Nosso olhar frente as necessidades de mudarmos,inovarmos quando o tradicional parece ser  mais prático.
Um novo olhar, de que são os alunos que fazem a sala de aula e a sala de aula faz os alunos.
É nosso papel desvendar a magia e os mistérios que estão por trás desse processo.
A interação com os alunos fará com que eles se tornam outras pessoas,diferentes das que foram ontem,que são hoje,para fazer a diferença no amanhã.

3 comentários:

Kátia Diehl. disse...

Olá Lú !
Se servir de consolo, eu também esta va equivocada, mas que bom que compreendemos isto e agora mudamos o nosso olhar e prática.
Um bom início de semana para você !
Beijinhos !
Kátia Diehl.

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Luciana!

Tudo bem?
Esta tua postagem reflete muito bem o processo que vem passando ao longo deste estágio: um momento de rever os pensamentos, as práticas realizadas, um dar-se conta que... e um constante movimento de ir e vir, sempre baseada em fortes argumentos que relacionam a teoria e a prática, não é mesmo?
Muito boa tua reflexão:)
Abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Que bom que percebestes a necessidade de refletir como se deu uma determinada acão no estagio. No entanto, ainda não apercebestes o tipo de análise que o seminário deseja, que é bem diferente daquela do estagio. Queremos que tomes consciencia de como o curso te ajudou;como percebes hoje a aprendizagem dos aluno e tu; como tens utilizado as sugestões e teorizacões feitas no curso. Notas que parece que nunca hiuve trabalho no curso e, principlamente, no Seminário? Vamos tentar? Estou comecando a ficar muito preocupada porque até agora não atendes os nossos requisito. Um abraco
Bea