17.5.10

Brinquedos e brincadeiras

Na semana que passou iniciei o trabalho com a temática BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS".
Nesse primeiro momento pedi para eles que dissessem o que era brinquedo e o que era brincadeira.
Logo eles perceberam que não era a mesma coisa.E trataram logo de dizer que o brinquedo era o objeto com que se brincava e brincadeira era uma atividade divertida,que se usava ou não algum brinquedo.
Em seguida  construíram um mural com alguns brinquedos e brincadeiras desenhados por eles.
Também realizamos uma pesquisa para sabermos quais eram as brincadeiras preferidas pela turma. Depois fizemos uma tabela com os dados da pesquisa para em seguida cosntruirmos um gráfico de barras.
   O trabalho com leitura de imagens também foi bastante interessante.
Trabalhamos com a pintura de Milton Dacosta,1942,RODA.
 Fizemos uma interpretação dessa imagem.
Em outro dia trabalhamos com outra imagem.

Nesta imagem eles puderam perceber que havia uma enorme quantidade de brincadeiras conhecidas por eles.Perceberam que era uma época muito distante,pela forma das construções e pelo jeito das pessoas se vestirem.
Compararam através de uma pesquisa junto aos pais,que tipos de brinquedos e brincadeiras eles costumavam brincar.Para minha surpresa,eles brincavam de jogar bola,brincar de casinha,esconde-esconde,enfim,apenas uma mãe que gostava de brincar de carrinho de lomba.
Prepararam a postagem para o blog com brincadeiras que utilizavam o corpo e outra que utilizava apenas palavras.
Construíram o texto e postaram.
O ponto alto da semana foi a construção de brinquedos com material de sucata.

Foi uma semana onde,através do lúdico, desenvolvemos muitas atividades legais.
Segundo PIAGET,as atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis sociais, para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve sob os mais variados aspectos, desde os afetivo-emocionais, motor, cognitivo, até o corporal. É através da brincadeira que a criança vive e reconhece a sua realidade. Podemos dizer que a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem. Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e criar uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se com indivíduo.

Um comentário:

Beatriz disse...

Lu, onde fostes apresentada a Piaget? Antes do curso já conhecias a teoria construtivista? No que mais o curso te ajudou a ver a sala de aula, os alunos e tu mesma de forma diferente?
Bea