11.4.10

Planejamento flexível a inclusão das tecnologias


A cada semana que passa,o trabalho em sala de aula com a temática EU,fica mais interessante.
Desde o momento que decidi por que caminhos iria seguir,fiquei bastante entusiasmada com a infinidade de subtemas em que poderia focar o planejamento.
Mas fazendo um cronograma dos temas que serão abordados nas nove semanas de estágio pude me dar conta da riqueza que tenho nas mãos.
Nesta semana que está se iniciando,começamos o estágio propriamente dito,porém já há três semanas comecei a me dedicar no projeto que escolhi como ação pedagógica para o estágio.
Conforme as postagens anteriores já estou a mil,e meus aluninhos também.
Hoje passei o dia refazendo meu projeto conforme as novas orientações para o estágio.Também me debrucei sobre o planejamento semanal,mas me dei conta que estou feliz por não estar trabalhando com uma turma de 4º série,estou adorando meu pequenos.Acho também que seria até mais difícil planejar, pois todos sabemos que com o tempo acabamos criando alguns vícios e que, talvez até me causaria um certo bloqueio para inovar.
Como iniciei o ano com pouco material para trabalhar com 3º ano,tive que correr atrás e acabei achando muito material para trabalhar com a turma.
A temática escolhida abrange mais a área de estudos sociais,mas ficou muito fácil integrar conteúdos das outras áreas.
Segundo a professora Cida Bergamaschi, planejar um trabalho que tenha como eixo integrador uma temática de estudos sociais pode representar a possibilidade de trabalhar com conhecimentos de ciências naturais, de linguagem e de matemática.
E estou gostando muito,e confesso que adorei quando trabalhamos com a interdisciplina de estudos sociais.Fica fácil mesmo de integrar!
Na semana que passou iniciei o trabalho com documentos que contam parte da história de cada um.Trabalhamos com a certidão de nascimento,e interpretamos o documento de cada um,e eles fizeram questionamentos bastante interessantes.Alguns descobriram o nome de sues avós,pois o chamam por apelidos."Ah minha vó se chama Maria Geneci,e eu a chamo de vó Nice!Não sabia que o nome dela era esse."
Conversamos sobre a importância de ser feito o registro de nascimento logo depois do parto.
Em seguida preencheram uma ficha com dados da suas certidões.Outra atividade muito legal foi a construção de gráfico a partir do preenchimento de uma tabela sobre os locais de nascimento de cada um.Porém não posso deixar de destacar um momento muito significativo.
Na terça-feira,logo que entramos na sala de aula,feitas as atividades de rotina,oração,calendário,e preenchimento do painel do tempo,eles perceberam no céu a presença de um lindo arco-íris.Percebendo o entusiasmo e a curiosidade pelo fato,fiz um levantamento sobre o que eles sabiam e o que gostariam de saber sobre o arco-íris.Logo pensei que não poderia deixar passar em branco,pois eles ficaram muito inquietos.
Anotei no quadro as certezas provisórias e as dúvidas temporárias e eles copiaram nos seus cadernos. A princípio pensei em fazer um PA pesquisando em livros e materiais impressos,pois sobre esse tema existe muitas coisas interessantes nos livros.
Mas para a minha surpresa,recebi a notícia que terei alguns computadores, não sei ao certo quantos, para poder trabalhar.Para quem não tinha nenhuma opção em termos de incluir a informática na minha prática, fiquei bastante entusiasmada.

2 comentários:

Beatriz disse...

Lu querida, entra nas configurações do teu blog e vê se ativastes a questão dos comentários. Em duas postagens abaixo não consegui como fazer. Portanto, vou fazer aqui.
Um abraço
Bea

Beatriz disse...

Lu, agora que descobri. A cor da letra faz desaparecer o link. Lu, lendo tua postagem fiz comparação entre o que postastes no wiki de estágio e o que relatas e refletes aqui. Há uma enorme diferença e, tenho certeza, o Paulo está deixando de usufruir. Eu, inclusive, tinha marcado que não apresentas arquitetura pedagógica. Que tal tu escreveres lá isso? Vistes que já estás pensando até em PA? Na questão de identidade, noto que tens um planejamento bem aberto e atento aos interesses deles. Tb não senti isso escrito lá!! Amiga, tu está muito melhor do que te apresnetas no teu wiki. Estás de vestido totalmente fashion e lá apareces de terninho bem comportado. Um abração
Bea