31.10.10

Revisitando o EIXO VI

Mosaico


Provinha
Nas interdisciplinas do 6º semestre trabalhamos com conceitos que são fundamentais para que a educação possa cumprir seu verdadeiro papel.
As interdisciplinas Educação de Pessoas Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais e Questões Étnicos-Raciais abordaram conceitos muito relevante:inclusão,discriminação,identidade.
Mai uma vez,lembro da minha prática de estágio,onde trabalhei com o conceito de identidade.Buscamos através dos nomes e sobrenomes a sua ancestralidade,ou seja as origens de suas famílias,a fim de poderem compreender melhor suas características físicas.
Novamente se fez presente,na interdisciplina de Questões Étinoco-Raciais a contrução do Eu,partindo das origens.
Outra questão bastante intrigante é a inclusão que nos deparamos a cada ano,em nossas salas de aula.Não importa a necessidade ou a patologia do educando,o importante sim é que tenhamos um olhar inclusivo,e que independente de não sabermos como lidar,a sensibilidade e ao compromisso de incluirmos nosso aluno com NE ,deve sim falar mais alto.
Nosso objetivo não é tratarmos a patologia,mas fazer com nosso alunos evolua dentro de um universo de possibilidades.
O conceito de inclusão deve se fazer presente sim todos os dias nos ambientes escolares.
Neese início de ano recebi um menino com muita dificuldade em acompanhar as aulas.
Logo percebi que alguma coisa havia de errado.Conversei com a mãe dele e achamos melhor que fosse avaliado por um especialista.Os procedimentos foram feitos e foi constatado Déficit de Atenção.
Hoje,convém salientar,que o menino está muito bem,e a cada dia superando as dificuldades que antes eram enfrentadas.
Claro que foi necessário um esforço muito grande de ambas as partes,professor e aluno trabalhando juntos,numa parceria de grande amizade e comprometimento.
As fases de desenvolvimento abordadas em Psicologia II também foram indispensáveispara compreendermos melhor as aprendizagens e como se processa esse conceito em nossos alunos.
Aplicamos as provinhas,que fazem parte do método clínico de Piaget, com nossos alunos a fim de podermos fazer um diagnóstico do estágio em que nosso aluno se encontra.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que bacana Lu!Isso mesmo, o importante é construir conhecimentos que te instrumentalizem a ter um olhar mais apurado e sensível aos alunos e suas questões. É possível perceber que as aprendizagens desse semestre contribuiram muito no teu trabalho em sala de aula! Bjs, Maura - tutora do SI