7.11.10

REVISITANDO O EIXO VII

No eixo VII trabalhamos com interdisciplinas que me possibilitaram repensar o papel e a função de alfabetização e da escrita.
Um conceito muito trabalhado foi a questão do letramento. 
Muitas vezes trabalhamos e nos importamos em trabalharmos com questões relacionadas aos textos, interpretações, cópias, que não nos damos conta, que a verdadeira função da leitura e da escrita é a construção de habilidades necessárias para o uso competente dessas leituras e da escrita.Fazer com que nossos alunos exercitem a função de saber ler o mundo ao seu redor é fundamental.É função social da escrita e da leitura.
Na interdisciplina de EJA aprendemos que essa modalidade de ensino vai muito além de alfabetizar adultos que não tiveram acesso a escola na idade no tempo e idade adequada.Novamente entra a questão do letramento, fundamental para esse público, permitindo sair de um estado de estagnação social, permitindo assim com que esses indivíduos atuem em seus contornos socias, e não simplesmente vencendo mais uma etapa de ensino.
As ideias de Paulo Freire se encaixam muito bem com esses temas:letramento, alfabetização e a EJA.
O conceito de inédito-viável, utilizado por Freire, na Pedagogia do Oprimido,fundamentou meu estágio e também está servindo como base teórica para a construção do meu TCC.
A partir desse conceito, é possível sim vencermos as barreiras em encontramos em nossas vidas. 


É possivel que os inéditos-viáveis rondem a educação, principalmente a questão de alfabetização social,tão importante para que nossos alunos se tornem capazes de enfrentar obstáculos, tornando a educação possível de transformar cidadãos conscientes e que saibam fazer leituras de diferentes entornos sociais.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Ótima reflexão Lu! A leitura e a escrita tem sim uma função social, pois inclui as pessoas num mundo compartilhado, que não é de um só, de uma minoria. E nisso, devemos valorizar a leitura de mundo de cada um. Foi um semestre muito significativo, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI