27.9.09

Letramento


Atualmente várias defesas estão ocorrendo em torno do trabalho com linguagem. Dentre os paradigmas aceitos nesse em sala de aula, há aquele que enfatiza uma reflexão contínua do aluno sobre os materiais escritos. Dentro desta perspectiva, uma denominação que está sendo bastante usada, é a do Letramento. As discussões acerca do Letramento surgem no meio acadêmico brasileiro num contexto de reflexões sobre a importância das habilidades necessárias para o uso competente da leitura e da escrita, habilidades estas que estariam para além do simplesmente saber ler e escrever.
Essa proposta de mudança ocorre em virtude da contemporaneidade exigir novas competências dos cidadãos em relação aos usos da leitura e escrita. É fato que o índice de alfabetização aumentou bastante nos últimos anos, mas é fato também que, para a plena participação social do indivíduo, exige-se domínio da língua, pois é por meio dela que podemos expressar sentimentos, opiniões, idéias, experiências, etc. Através da língua, interagimos com a sociedade para compreendê-la, recriando-a, tornando-nos seres ativos, pois o ato de saber se expressar faz parte das competências socialmente exigidas para o exercício da cidadania, assim como , acredita-se que a língua é a grande ferramenta diária da qual ninguém poderá abdicar durante toda a sua vida, venha ele a fazer seja lá o que for. Assim, o sujeito hoje precisa ser crítico e atuante, o que requer que ele tenha domínio da língua escrita, esta, sendo vista como algo além de um sistema de códigos, mas como um sistema que possibilite uma atuação dinâmica e capaz de ser transformadora da realidade.
Na atualidade,pode-se afirmar que a escola,como principal agência do letramento não está preocupada com o letramento social,mas sim com a alfabetização,ou seja,o processo da aquisição dos códigos alfabéticos e matemáticos. Esse fato se dá a partir das exigências ditadas pelo mercado de trabalho,das exigências da sociedade enquanto progresso econômico.
A partir das leituras realizadas,mostram que os modelos que determinam as práticas escolares ,é o modelo autônomo de letramento , que considera o processo da aquisição da escrita como um processo neutro,independente das experiências e do convívio social.
Devido às exigências ditadas pelo mercado de trabalho,a escola tem se preocupado em favorecer aos estudantes,que concluam as etapas de educação básica,a fim de poderem se incluir no mercado de trabalho,sem ter uma preocupação em fazer com que tenham um empoderamento social , advindo de suas vivências, como pessoas que adquirem,no convívio social,uma larga experiência de vida e um letramento social bastante intenso sendo participantes de um mundo tecnológico e da acessibilidade aos meios de comunicação.
Para concluir,a convivência social nos diferentes ambientes de letramento nos introduz num mundo de infinitas possibilidades de ler o mundo ,de maneiras diferentes ,enquanto que a escola está preocupada com a alfabetização,propriamente dita;o ensino dos códigos alfabéticos e numéricos,impossibilitando os sujeitos de ampliar seu vocabulário social,pois o modelo de letramento em que a escola se baseia está ultrapassado.

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