4.9.09

Literatura e Linguagem


Bom,semestre iniciado,é arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
Falo tanto em trabalhos acadêmicos,como em sala de aula.
E como nesse semestre teremos uma interdisciplina que abordarás linguagens,é nesse ritmo que que comecei a trabalhar em sala de aula nesta semana.
Iniciei dois trabalhos importantes na área da literatura e linguagem.
Primeiramente iniciei a construção de uma álbum com meus alunos.Nesse álbum eles farão espécies de fichas de leituras semanais,onde registrarão em um caderno a análise das obras literárias,juntamente com a cópia da capa do livro.Após cada análise concluída,será feita uma apresentação oral para os demais colegas.
Acredito que por esse caminho,os alunos terão uma boa oportunidade de ampliar seus vocabulários e ter acesso ao mundo fantástico da literatura infanto-juvenil,visto que o acesso a leitura é uma necessidade básica para escrever bem .
Outro trabalho iniciado é o trabalho com diferentes gêneros textuais.
Segundo o professor Luiz Antônio Marcushi, professor de linguística da Universidade Federal de Pernambuco,gênero textual é definido como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica."
Já Luiz Carlos Travaglia, Professor e Doutor de Língua Potuguesa e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que o gênero é usado em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente. Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma universidade, pedindo informações sobre um concurso público, por exemplo."
Comecei a construção do portfólio com a abordagem da história da escrita,desde a escrita pictográfica,ideográfica até a escrita atual.
A partir daí,conversamnos sobre os diferentes tipos de textos utilizados em nosso dia-a-dia,a função de cada gênero,algumas especificidades ,enfim.
O primeiro gênero a ser trabalhado foi as histórias em quadrinhos.Eles tiveram acesso a uma HQ,fizemos uma análise da mesma,e em seguida,fizemos um esquema com as principais características desse tipo de texto.
O próximo passo,foi a construção de uma HQ,observando as características apontadas em aula.Essa atividade deverá retornar ao portfólio a fim de que ao final tenham reunidos em um lugar,diferentes gêneros de texto,visto que essa atividade foi levada para ser concluída em casa.
O objetivo com esses dois trabalhos é,formar,acima de tudo,leitores e escritores de verdade.

" O Trabalho com textos e com diferentes tipos de texto é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa."(Luiz Carlos Travaglia)
Em seguida volto a dar notícias sobre a continuidade desses trabalhos.

Um comentário:

Daiane Grassi disse...

Oi Lu! Muito legal! Tira fotos dos trabalhos e posta aqui para vermos!

Abração e parabéns pelo trabalho.

Daiane.