13.9.09

FUNÇÕES E CONCEITOS DA EJA

Na realização da atividade 1,da interdisciplina da EJA,pude perceber o quanto essa etapa de ensino tem a acrescentar na nossa sociedade.
Que a EJA faz parte da educação básica e em nível médio,já era de conheceimento de todos.
Mas o quero ressaltar é função reparadora da EJA,ou seja,uma educação que visa reparar uma dívida social para aqueles que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais,na escola ou fora dela.
Este segmento da educação tem como objetivo de permitir que as pessoas com idade superior a considerada adequada,possam se matricular no ensino regular.
Visto que a educação é um direito de todos e dever do Estado,sendo assim,a EJA pode reparar este direito a quem foi negado no tempo adequado.Mas esse fato não quer dizer que não possam ter outra chance!
Além disso a EJA deve estar voltada para a preparação para o mercado de trabalho,visto que muitos jovens ainda não empregadados, desempregados,empregados em ocupações precárias e vacilantes,podem encontrar na EJA,um lugar de melhor capacitação para o mundo do trabalho e para a tribuição de significados às experiências sócio-culturais trazidas por eles.
Como diz o próprio parecer"a EJA é uma promessa de vida".

2 comentários:

Simone disse...

Olá Luciana!
Observo que o material de EJA te chamou a atenção. Já tiveste alguma experiência com educação de jovens e adultos?
No texto "Estado e Educação Popular", Moacir Gadotti refere que os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal e educação comunitária são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não são. Já pensaste sobre isso? Vale a pena dar uma olhada no texto.
Desejo que tenhas um ótimo e produtivo semestre. Um abraço, Simone Ramminger - Tutora sede

biapedag.blogspot.com disse...

PARABÉNS, LU!