20.10.10

Revisitando o EIXO V

Neste eixo tivemos interdisciplinas que tratavam da gestão da educação,mas precisamente o PPP das escolas,bem como a gestão democrática.
Trabalhamos com conceitos muito relevantes e atuais.
O conceito de democracia foi abordado na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental..
"Entende-se, por democracia como forma de aperfeiçoamento da convivência humana, construída histórica e culturalmente, que deve reconhecer e lidar com as diferenças, ser inclusivo das minorias e das múltiplas identidades, implicar na ruptura com as tradições e buscar a instituição de novas determinações."(Extraído da atividade 3 postado no rooda)
A questão da gestão democrática dentro da escola tambám foi muito interessante,porém lamentável que nos dias de hoje ainda tenhamos em muitas instituições de ensino uma gestão patrimonialista.
Os PPPs também foram alvo de análise nesse eixo.
 "O verdadeiro papel do PPP é estar vinculado às melhorias da escola,e esta,por sua vez,às mudanças educativas.

A escola não pode ser propriedade de professores,ela deve acima de tudo,incluir a comunidade educativa no planejamento de metas e de melhorias.
O PPP não deve ser um documento imposto por decreto,mas deve ,ser sim,o resultado de um processo de questionamentos e de formação no qual a maior parte da comunidade e de seus professores e alunos estejam verdadeiramente envolvidos.(postagem do blog em 08/10/2008)
 Também iniciamos o trabalho com os PROJETOS DE APRENDIZAGEM.
A construção desse PA foi muito interessante.Foram meses  de muito trabalho,mas acho que valeu a pena, pois o nosso PA ficou muito interessante.
Para finalizar encontrei postagens que refletiam sobre a situação da educação em tempos de eleições.
O que nossos canditados estão propondo e pensando em termos de educação para os próximos anos?
E o povo será que acha importante as propostas nessa área?


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Esse semestre motivou muitas reflexões mesmo! E de que forma hoje estas aprendizagens aparecem em tua sala de aula? Bjs, Maura -tutora do SI