1.10.10

Revisitando o EIXO III





As postagnes do eixo III foram marcadas pelas evidências das aprendizagens construídas .
Muitas atividades práticas forma aplicadas com os alunos principalmente na interdisciplina de Teatro e Educação.
A importância de se trabalhar com teatro nas atividades em sala de aula,fez com que os alunos  se conhecessem  possibilitando fazer representações de diferentes papéis,podendo assim conhecer e compreender  também o mundo que os rodeia. 
Trabalhamos alguns conceitos como
O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação. Ele permite ao aluno uma enorme "gama" de aprendizados, podem ser citados como exemplos a socialização, a criatividade,a coordenação, a memorização, o vocabulárioe muitos outros.
Nessa interdiciplina construímos um Inventário Criativo onde o meu objetivo foi
fazer com que os alunos  utilizassem expressões corporais a fim de representar objetos,seres,sentimentos e  cenas do cotidiano.
Em Artes Visuais fizemos releituras ,e eu aprticularmente gosto até hoje de trabalhar com obras de artes de diversos pintores.
No meu estágio trabalhei com os alunos a releitura da obra de  Joan Miró e sempre que posso incluo o trabalho com artes visuais em sala de aula.
O trabalho com Ludicidade também está refletido em minha prática . "Segundo PIAGET,as atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis sociais, para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve sob os mais variados aspectos, desde os afetivo-emocionais, motor, cognitivo, até o corporal. É através da brincadeira que a criança vive e reconhece a sua realidade. (trecho extraído da postagem no meu blog, feita em 17/05/2010).
Sem dúvida as interdisciplinas do eixo III  foram determinantes na minha prática em sala de aula e fizeram com que mudasse a minha rotina.  

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Com certeza Lu, este foi um período em que a imaginação e a criatividade teve lugar de fato! Que bom que hoje tuas aprendizagens nesse percurso fazem parte da tua prática em sala de aula, proporcionando aos teus alunos momentos que para ti foram marcantes e significativos. Bjs, Maura – tutora do SI

Beatriz disse...

Realmente, esse semestre foi um momento marcante. Há uma intensa ressignificação dos conceitos criatividdae e ludicidade. Foi o disparador para olhar de novo para a escola, agora com outros óculos. E o melhor, não imagino que alguém vá querer ver o mundo com os óculos embaçados e velhos.
Um abração
Bea