21.9.10

Revisitando o EIXO II


Pude observar nas postagens do eixo II conceitos fundamentais, principalmente a questão da psicologia e das fases do desenvolvimento afetivo das crianças(oral,anal,fálica,latência e genital).
A trilha psicanalítica da interdisciplina Desenvolvimento eAprendizagem sob o enfoque da psicologia quase acabou comigo.
Eram conceitos complexos a partir das leituras do Freud e do filme Freu além da alma.
Enfim...
Outra interdisciplina que nos permitiu viajar pela nossa infância,foi Infâncias de 0 a 10 anos.
"Recordar é viver",este era um dos títulos de um dos textos Memórias e identidades,da Simone Valdete dos Santos.
A partir dessa interdiciplina fizemos um tur pelas nossas infâncias.
Memórias e identidades são temas correlatos.
O trabalho com esses dois conceitos formaram a base do meu estágio.
Recordar o passado para entender o futuro.A construção da identidade também é um conceito fundamental para trabalharmos com nossos alunos,fazendo-se com que se reconheçam como pessoas dotadas de histórias,reconhecendo-se como cidadãos capazes de atuar no mundo .

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Oi Lu! Experimentaste o que é importante que o aluno experimente, todos nós, inclusive. Conhecer a própria história possibilita que se continue fazendo história, aprendendo! Bjs, Maura - tutora do SI

Beatriz disse...

Veja só de onde partistes para o estágio? Nem sonhavas mas esse já estava sendo preparado por ti, lá dentro de ti!! maravilha tu poderes localizar esse ponto inicial. Adorei!
Um abração
Bea