10.5.09

Provinhas,segundo piaget


Quando foi lançada a atividade de psico,onde teríamos que realizar uma provinha a fim de aplicar o método clínico de Piaget,me recordei de um momento da minha infância.
Não me lembro ao certo a minha idade e da minha irmã,mas fomos testadas através desse método. Acredito que eu devia ter no máximo seis ou sete anos.
Minha mãe fazia magistério e nos levou para sua escola a fim de aplicar a provinha.A provinha escolhida foi a da conservação de líquidos,se não me falha a memória.
Nesta semana eu e a Neusa realizamos a prova com uma de suas aluninhas.
É muito interessante pois conseguimos verificar qual estágio do desenvolvimento a criança se encontra.
Através dessa entrevista podemos verificar a estrutura do pensamento da criança,através da coleta de dados.
Isso me fez refletir sobre essa metodologia.
Quando Piaget criou esse método tinha apenas como recursos a observação e os testes padronizados.Mente brilhante!!!
E depois de tantos anos passados,era minha vez de realizar a provinha,fazendo me recordar de um momento da minha infância.


Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Luciana!

Que legal que pode vivenciar novamente esta experiência, porém agora enquanto uma profissional do ensino.
Que esta vivência juntamente com o estudo teórico realizado, possa contribuir e auxiliar tua compreensão destes estágios de desenvolvimento na tua prática docente.

um grande abraço,
VAnessa