6.5.09

A influência da educação familiar


A partir do filme Clube do Imperador,é possível a bordagem de uma temática que por vezes gera muitas inquietações:relação pais-filhos e professor-aluno.
Percebe-se a partir da trama ,que educar intelectualmente não basta.Contudo a presença dos pais no processo de aprendizagem é tão importante quanto o papel do professor.
A estreita ligação entre a família e a escola se faz presente neste filme.
O que cabe realmente à escola e professores, e o que é de responsabilidade da família?
Na trama,o professor passa aos seus alunos todos os seus princípios morais,mas abaca se confrontando com um arrogante aluno,filho de um senador,que acaba por iniciar uma guerra particular .
Há algo muito importante a questionar por trás do comportamento de Sedgewik Bell.
Como era a relação entre pai e filho?Que tipo de relação o menino mantinha com a família?
O garoto mantinha um relacionamento sem diálogo, carinho e afetividade com o pai, apesar de suas tentativas de aproximação, talvez por isso sua vida fosse norteada de maneira ilimitada e irresponsável.
Percebe-se, então, que a ausência dos pais na intimidade dos filhos não é uma atitude recomendável, isso dá às crianças uma sensação de vida sem limites e sem necessidade de prestar contas a alguém. Os pais devem fazer parte da vida dos filhos, devem ajudá-los em suas dificuldades, precisam ouvi-los, orientá-los e ser seus parceiros.
No entanto,é obrigação dos pais dar bons exemplos aos filhos:olhar bons programas na tv,assistir bons filmes,ler livros ,ouvir boas música,pois os exemplos,na maioria das vezes, valem mais do que mil palavras...
No filme, por exemplo, o personagem-aluno se utiliza de seu status e acaba quebrando todos os critérios pré-estabelecidos por sua escola e por seu professor. Isso acarreta a ele uma formação moral, ética e humana distorcida daquela que seu professor tentou lhe passar.
Frente a esse dilema é que recebemos muitos de nossos alunos,sem saber para onde ir,sem referência alguma,e que muitas vezes,acabam se espelhando em maus exemplos ou no próprio mundo.
Costumo dizer:"se os pais não ensinam,o mundo lá fora é que vai ensinar".

Um comentário:

Beatriz disse...

OiLuciana, o dilema ainda me pareceu maior!! Embora ele manifestasse tristeza por não ter tido o pai dedicado que gostaria, na hora em que , adulto, precisou agir, fez extamente o mesmo. O pai sim foi um exemplo, mas um mau exemplo. Um abração
Bea