27.9.09

Letramento


Atualmente várias defesas estão ocorrendo em torno do trabalho com linguagem. Dentre os paradigmas aceitos nesse em sala de aula, há aquele que enfatiza uma reflexão contínua do aluno sobre os materiais escritos. Dentro desta perspectiva, uma denominação que está sendo bastante usada, é a do Letramento. As discussões acerca do Letramento surgem no meio acadêmico brasileiro num contexto de reflexões sobre a importância das habilidades necessárias para o uso competente da leitura e da escrita, habilidades estas que estariam para além do simplesmente saber ler e escrever.
Essa proposta de mudança ocorre em virtude da contemporaneidade exigir novas competências dos cidadãos em relação aos usos da leitura e escrita. É fato que o índice de alfabetização aumentou bastante nos últimos anos, mas é fato também que, para a plena participação social do indivíduo, exige-se domínio da língua, pois é por meio dela que podemos expressar sentimentos, opiniões, idéias, experiências, etc. Através da língua, interagimos com a sociedade para compreendê-la, recriando-a, tornando-nos seres ativos, pois o ato de saber se expressar faz parte das competências socialmente exigidas para o exercício da cidadania, assim como , acredita-se que a língua é a grande ferramenta diária da qual ninguém poderá abdicar durante toda a sua vida, venha ele a fazer seja lá o que for. Assim, o sujeito hoje precisa ser crítico e atuante, o que requer que ele tenha domínio da língua escrita, esta, sendo vista como algo além de um sistema de códigos, mas como um sistema que possibilite uma atuação dinâmica e capaz de ser transformadora da realidade.
Na atualidade,pode-se afirmar que a escola,como principal agência do letramento não está preocupada com o letramento social,mas sim com a alfabetização,ou seja,o processo da aquisição dos códigos alfabéticos e matemáticos. Esse fato se dá a partir das exigências ditadas pelo mercado de trabalho,das exigências da sociedade enquanto progresso econômico.
A partir das leituras realizadas,mostram que os modelos que determinam as práticas escolares ,é o modelo autônomo de letramento , que considera o processo da aquisição da escrita como um processo neutro,independente das experiências e do convívio social.
Devido às exigências ditadas pelo mercado de trabalho,a escola tem se preocupado em favorecer aos estudantes,que concluam as etapas de educação básica,a fim de poderem se incluir no mercado de trabalho,sem ter uma preocupação em fazer com que tenham um empoderamento social , advindo de suas vivências, como pessoas que adquirem,no convívio social,uma larga experiência de vida e um letramento social bastante intenso sendo participantes de um mundo tecnológico e da acessibilidade aos meios de comunicação.
Para concluir,a convivência social nos diferentes ambientes de letramento nos introduz num mundo de infinitas possibilidades de ler o mundo ,de maneiras diferentes ,enquanto que a escola está preocupada com a alfabetização,propriamente dita;o ensino dos códigos alfabéticos e numéricos,impossibilitando os sujeitos de ampliar seu vocabulário social,pois o modelo de letramento em que a escola se baseia está ultrapassado.

13.9.09

FUNÇÕES E CONCEITOS DA EJA

Na realização da atividade 1,da interdisciplina da EJA,pude perceber o quanto essa etapa de ensino tem a acrescentar na nossa sociedade.
Que a EJA faz parte da educação básica e em nível médio,já era de conheceimento de todos.
Mas o quero ressaltar é função reparadora da EJA,ou seja,uma educação que visa reparar uma dívida social para aqueles que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais,na escola ou fora dela.
Este segmento da educação tem como objetivo de permitir que as pessoas com idade superior a considerada adequada,possam se matricular no ensino regular.
Visto que a educação é um direito de todos e dever do Estado,sendo assim,a EJA pode reparar este direito a quem foi negado no tempo adequado.Mas esse fato não quer dizer que não possam ter outra chance!
Além disso a EJA deve estar voltada para a preparação para o mercado de trabalho,visto que muitos jovens ainda não empregadados, desempregados,empregados em ocupações precárias e vacilantes,podem encontrar na EJA,um lugar de melhor capacitação para o mundo do trabalho e para a tribuição de significados às experiências sócio-culturais trazidas por eles.
Como diz o próprio parecer"a EJA é uma promessa de vida".

4.9.09

Literatura e Linguagem


Bom,semestre iniciado,é arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
Falo tanto em trabalhos acadêmicos,como em sala de aula.
E como nesse semestre teremos uma interdisciplina que abordarás linguagens,é nesse ritmo que que comecei a trabalhar em sala de aula nesta semana.
Iniciei dois trabalhos importantes na área da literatura e linguagem.
Primeiramente iniciei a construção de uma álbum com meus alunos.Nesse álbum eles farão espécies de fichas de leituras semanais,onde registrarão em um caderno a análise das obras literárias,juntamente com a cópia da capa do livro.Após cada análise concluída,será feita uma apresentação oral para os demais colegas.
Acredito que por esse caminho,os alunos terão uma boa oportunidade de ampliar seus vocabulários e ter acesso ao mundo fantástico da literatura infanto-juvenil,visto que o acesso a leitura é uma necessidade básica para escrever bem .
Outro trabalho iniciado é o trabalho com diferentes gêneros textuais.
Segundo o professor Luiz Antônio Marcushi, professor de linguística da Universidade Federal de Pernambuco,gênero textual é definido como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica."
Já Luiz Carlos Travaglia, Professor e Doutor de Língua Potuguesa e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que o gênero é usado em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente. Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma universidade, pedindo informações sobre um concurso público, por exemplo."
Comecei a construção do portfólio com a abordagem da história da escrita,desde a escrita pictográfica,ideográfica até a escrita atual.
A partir daí,conversamnos sobre os diferentes tipos de textos utilizados em nosso dia-a-dia,a função de cada gênero,algumas especificidades ,enfim.
O primeiro gênero a ser trabalhado foi as histórias em quadrinhos.Eles tiveram acesso a uma HQ,fizemos uma análise da mesma,e em seguida,fizemos um esquema com as principais características desse tipo de texto.
O próximo passo,foi a construção de uma HQ,observando as características apontadas em aula.Essa atividade deverá retornar ao portfólio a fim de que ao final tenham reunidos em um lugar,diferentes gêneros de texto,visto que essa atividade foi levada para ser concluída em casa.
O objetivo com esses dois trabalhos é,formar,acima de tudo,leitores e escritores de verdade.

" O Trabalho com textos e com diferentes tipos de texto é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa."(Luiz Carlos Travaglia)
Em seguida volto a dar notícias sobre a continuidade desses trabalhos.

31.8.09

RETA FINAL


Inicia-se mais um semestre,mas este apresenta um diferencial.É o último semestre onde concluíremos mais uma etapa.Digo as interdisciplinas, que neste semestre ,me parecem que vão ser de arrepiar.
Acho que vai ser um fechamento de ouro,aqueles que ficarão na memória.
As interdisciplinas ,me parecem densas,complexas.Os textos, nem pensar,as cobranças,essas num grau de excelência.
Sim,o término de mais uma etapa.
Tudo no início,parace que não vamos conseguir dar conta.E mais algumas semanas,e já estamos de novo no ritmo,prontas para o que der e vier.
Todo início me sinto cansada,já pedindo a Deus que me dê forças e me ajude.
E nesse semestre,não está sendo diferente!
As leituras,de pequenos textos!!!!!!
As atividades propostas,para o semestre,bastante complicadas.
Espero compreensão por parte de nossos professores,devido a complexidade das mesmas.
Mas é isso aí.Não temos nem como reclamar,afinal estamos rumo ao final.E se percorremos praticamente toda a caminhada,não vai ser agora que vamos morrer na praia.
O meu desejo é de um ótimo semestre a todos e nenhum a menos.

7.6.09

Realizei com meus alunos,um trabalho onde eles puderam conhecer um pouco da herança cultural dos índios e dos negros.
Iniciamos com uma coleta de dados sobre os costumes indígenas e africanos,isso incluiu costumes,hábitos,comidas,vocabulário.
Após essa etapa,eles trouxeram para a aula,a fim de iniciarmos um debate e colocações a partir das pesquisas.
Rendeu muitos comentários.Os alunos ficaram bastante curiosos e participantes sobre as colocações.
Puderam identificar que muitos dos nossos hábitos, hoje,são influência desses povos,que contribuíram de maneira definitiva,passando seus costumes de geração em geração.
Na sexta-feira passada(05/06)construímos painéis;um dos índios e outro dos negros,com suas principais contribuições.
A turma foi separada em dois grandes grupos:um ficou com a influência indígena e outro com a influência africana.
Essa atividade foi solicitada pela interdisciplina de Questões étnico-raciais.
Em breve postarei as fotos dos trabalhos.

1.6.09





Ontem li o texto solicitado na inter EPNEE.
Achei muito interessante o assunto e o quanto ainda se tem a descobrir sobre esse mundo.
O universo de uma mente autista.
Uma característica marcante do autismo é a inabilidade de relacionar-se mutuamente.
O autismo foi descrito pela primeira vez,em 1943,pelo médico austríaco,Leo Kanner.
Hoje sabe-se que o autismo está ligada à causas genéticas e não pela indiferença da mãe,como foi afirmado pelo psicólogo Bruno Bettelhein.
Apesar do grande número de pesquisas e investigações clínicas realizadas em diferentes áreas e abordagens de trabalho, não se pode dizer que o autismo é um transtorno claramente definido. Há correntes teóricas que apontam as alterações comportamentais nos primeiros anos de vida (normalmente até os 3 anos) como relevantes para definir o transtorno, mas hoje se tem fortes indicações de que o autismo seja um transtorno organico.
As características mais comuns do autismo são:
-Dificuldade na interação social (como todo e qualquer indivíduo, por exemplo);
-Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos);
-Sociabilidade seletiva;
-Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades:
Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados (movimento circular, por exemplo);
-Assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse, por exemplo);
-Maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
-Preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho ou na boca de alguém que fala, por exemplo);
-Seguir uma vida rotineira e resistir mais do que uma pessoa comum resistiria quando ela é mudada;
-Tendência a uma leitura concreta e imediatista do contexto, seja ele linguístico ou ambiental ("levar tudo ao pé da letra").
Eu tenho em sala de aula um menino com a síndrome.Mas pelo relato das profissionais que o acompanham,hoje ele está muito bem.Está se relacionando bem com seus colegas,e comigo também,seus tiques estão quase que imperceptíveis,e tem muita facilidade na aprendizagem.Diria que ele está em vantagem em relação à seus colegas.
Gostaria de deixar algumas sugestões de filmes que tratam do assunto.

Título: Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador/ What’s Eating Gilbert Grape
Direção:Lasse Hallström
Gênero: Drama
País/Ano:Estados Unidos/ 1993
Duração: 117 min.
Sinopse: A história se passa numa cidadezinha de interior idílica, onde vive Gilbert Grape, um adolescente aparentemente comum (Depp) que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.


Título: Forrest Gump, o contador de histórias/Forrest Gump
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Comédia/Drama
País/Ano: Estados Unidos/1994
Duração: 142 minutos
Sinopse: Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos.

Título: Rain Man
Direção: Barry Levinson
Gênero: Comédia/Drama
País/Ano: Estados Unidos/ 1988
Duração: 133 minutos
Sinopse: Quando o pai de Charlie Babbitt (Tom Cruise) morre, ele deixa uma fortuna em dinheiro para um irmão autista (Dustin Hoffman) que ele desconhecia ter. Os dois então viajam pelo país conhecendo-se e aprendendo a conviver, passando, claro, por inúmeras dificuldades. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.


Título: Meu filho, meu mundo/ Son-rise: a miracle of love
Direção: Glenn Jordan
Gênero: Drama
País/Ano: EUA/ 1979
Sinopse: Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam… Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo.


Título:Código para o inferno/ Mercury Rising
Direção:Harold Becker
Gênero: Aventura
País/Ano:Estados Unidos/ 1998
Duração: 111 min.
Sinopse: Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido. Perseguido por assassinos implacáveis, Jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. Agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.


Título: Loucos de amor/ Mozart and the Whale
Direção: Petter Naess
Gênero: Comédia
País/Ano: EUA/ 2005
Duração: 94 minutos
Sinopse: Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida - e seu coração - ficam de cabeça para baixo.