6.4.09

Toda a sala de aula é inclusiva


A Educação de pessoas com necessidades Especiais foi tradicionalmente destinada a atender aqueles com deficiências mentais,visuais,auditivo,físico e motor,além daqueles que apresentam condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos,neurológicos e psiquiátricos.
Podemos incluir nessa modalidade alunos com altas habilidades e superdotação.
Em uma nova abordagem,que tem por meta a inclusão,a Educação Especial atende a uma variedade bem maior.Não estão incluídos apenas estudantes com dificuldades de aprendizagens relacionadas as condições,disfunções,limitações e deficiências.Dessa forma podemos incluir aqueles que têm distúrbios na fala(dislexia),problemas de atenção ou emocionais,de memória e também a fatores socioeconômicos.
Nesse caso poderíamos incluir crianças com problemas de desnutrição.
Se olharmos por esse outro lado,toda a sala de aula,por um motivo ou outro, é um lugar de inclusão.
Normalmernte temos crianças com problema de peso(gordo ou magro),uns que usam óculos,negros,pobres,ricos,superdotados,com déficit de atenção,hiperativas,ou até mesmo ter diabetes torna um aluno alvo de exclusão,preconceito ou piadinhas.
Por isso,nós professores,temos que praticar com nossos alunos o respeito e a tolerância por tudo aquilo que é passível de diferenças e que o normal também é ser diferente.

Fonte de consulta:Revista Nova Escola

Um comentário:

Beatriz disse...

É isso ai!! Mas o olhar inclusivo não pode resvalar para a idéia de necessidades especiais? Respeitar diferenças não é especial e sim natural!!

Um abraço
Bea