11.4.09

MOSAICO ÉTNICO-RACIAL




Trabalhar em sala de aula com questões étnico-raciais incita-nos a pensar como se formou nosso país,nos remete ao passado histórico.A formação de um povo e a composição desse povo.Que outros povos vieram até nosso país,o que fez com que esses outros povos,tão diferentes de nós viessem pra cá.
Antes de iniciar a construção do mosaico étnico-racial,precisei voltar na história,antes mesmo de o Brasil ser colonizado.
Comecei perguntando quem morava aqui no nosso país antes dos portugueses chegarem;de que forma eles acabaram chegando no nosso território;se havia sido intencional ou por acaso.Levei o mapa mundi para que os alunos pudessem se situar.
Depois da conversa sobre a chegada dos portugueses,como eles acharam que foi esse contato,e que outros povos vieram após a chegada do homem branco,europeu(portugueses e espanhóis).
Os relatos e questionamentos dos alunos são muito ricos.Eles acabaram relacionando com a sua história familiar .
Fizeram relatos de pessoas da família que vieram de outros países,e que acabaram se casando com pessoas de outros lugares e até mesmo os que habitavam nosso território.
Começaram a perceber o motivo pela qual dizemos que somos mestiços,ou misturados.
Perguntei se eles achavam que seria possível existir brasileiros legítimos e eles concluíram que pela mistura que acabou acontecendo com os povos daqui e os orindos de outros países,para ser um brasileiro "legítimo"ou puro,precisaria que fossem filhos,netos,bisnetos e que não houvesse a mistura de nenhum antepassado que não fosso índio,para que fosse um brasileiro puro.
Foi um trabalho muito rico devido a participação e motivação dos alunos.
Em seguida montamos o mosaico,onde cada aluno pôde colar no mapa do Brasil uma figura de pessoa.Ficou muito rico pois puderam perceber que nosso povo brasieliro é uma mistura de muitos outros povos e que independente da cor da pele e das diferenças físicas,somos um povo com identidade própria,temos direitos iguais.
Nosso mosaico teve como título "Brasil,um país de muitas cores".
Após a cosntrução do mosaico,trabalhamos com textos onde eles puderam perceber que as diferenças físicas,não determinam necessariamente a nacionalidade de cada um.
Eles puderam também,através de perguntas,escrever o que sabiam sobra a formação de suas famílias,se sabiam algum fato importante que determinasse a formação das mesmas.

5 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá, Lu!

Que lindo que ficou este mosaico, né?!
Que bom que está levando aos teus alunos as discussões e aprendizados realizados no Pead!

É isso aí!!

Bjus!

Beatriz disse...

Lu querida, quando que o Brasil foi Brasil pra termos brasileiros verdadeiros? Os indios não foram estrangeiros que aqui chegaram? Será que nasceram aqui? Se originaram aqui? Ou se distribuiram pela Terra a partir do continente africano? O Brasil não foi criado a partir da chegada dos portugueses? Por que brasileiros são os índios? Eles estavam antes do que se convencionou ser brasileiro. O mosaico é anterior não achas?
Um abração
Bea

Beatriz disse...

Só um lembrete!! O acordo era 1 post por semana!!
Um abração
Bea

Colégio Érico Veríssimo disse...

Lu!

Não esqueças de inserir os marcadores nas postagens, ok?

Abraços,
Vanessa

Unknown disse...

Oi,Luciana!Gostei de ver a produção de seus alunos e os debates a partir das atividades!Importante trabalhar a diversidade que compõe essa mistura de etnias em nós com suas peculiaridades.Abraço e forte Asé,Marilene.