5.4.08

Um novo olhar



Num mundo globalizado cada vez mais globalizado,torna-se mais necessário o estudo dos espaços para que o aluno estabeleça relações com a realidade existente e a realidade desejada de forma positiva.

Após a leitura do texto "Do acaso à intençaõ em Estudos Sociais" pude refletir sobre a maneira e metodologias que são utilizadas em nosso dia-a-dia em sala de aula e percebi que em diversos momentos acabamos dificultando as coisas para os nossos alunos,tornando nossas aulas mecânicas e metódicas.

Nas últimas décadas o ensino de Estudos Sociais vem sendo alvo de inúmeras pesquisas e debates que que contribuem para que neste campo do conhecimento vários paradigmas sejam quebrados.

Atualmente,o ensino nesta área é formado por um conjunto de atividades cuidadosamente planejadas,nas quais conteúdos e forma de ensinar se encaixam para que professor e aluno compartilhem cada vez mais experiências.

Esta cumplicidade entre professor e aluno tem a função de tornar acessíveis aos alunos aspectos da cultura importante para o seu desenvolvimento intelectual e de sua cidadania.

É necessário que o aluno compreenda que suas ações individuais ou coletivas têm conseqüências diretas,tanto para ele como para a sociedade em que vive.É preciso criar no aluno condições para exercer seu papel como cidadão e conscientizá-lo da importância de ser participativo.

2 comentários:

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, querida! Pois é... o "é preciso criar condições..." se torna a parte mais desafiadora. E é por isso que estamos aqui, na UFRGS, procurando ampliar nossos horizontes, como forma de qualificar nossa vida. Gostei muito do novo visual do blog. Menina! Nem te conto as aventuras que estou vivendo com o fusca! Precisamos nos encontrar, em breve. As saudades são muitas! Beijos na Carol!

Daiane Grassi disse...

Olá Luciana, concordo contigo com a questão da importância em oportunizar aos alunos uma aprendizagem relacionada ao contexto deste sujeito! Todos nós, educadores sabemos desta importância! No entanto, em diversos momentos esta perspectiva é esquecida, e nossas estratégias pedagógicas ficam à mercê de aulas expositiva, mecânicas e sem significados. Daí a importância da reflexão constante! Do aperfeiçoamento e da educação continuada para nós, envolvidos com educação!

Diante disso, qual é o grande segredo, desta ação pedagógica? Não sei! Quem sabe nos colocarmos no lugar do outro? Do nosso aluno? Nos perguntarmos se "será que isto está fazendo algum significado para ele?".

Questões para refletirmos...

... A propósito, como está o teu plano de estudos?

Acredito que a partir destas tuas reflexões da última postagem, podem surgir alguns desafios, que tal?

Nesta semana farei uma visita ao teu pbwiki para ver o teu esboço do plano, ok?!

Um abraço e até breve!

Daiane