15.4.08

Curso de libras




No dia de ontem iniciei o curso de Libras,uma parceria da Ufrgs e o Cas.A primeira experiência com essa nova língua me causou um certa empolgação e entusiasmo.

Tantos enganos ,saberes populares que nos põe em situação de total ignorância em relação a este assunto.

Conhecer seu modo de vida,a forma que lutam para vencer esse obstáculo numa sociedade que pouco faz para incluir essas pessoas.

Afinal o que é Libras?

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.

A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.

Acho que está se abrindo uma porta para a construção do meu plano de estudos!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Lu! Que legal estares fazendo este curso. Fiquei relembrando e percebi que já é o segundo ou terceiro curso de formação que fazes desde a entrada no PEAD, não é? Que bom termos oportunidade de partiparmos destas qualificações. Aproveita, amigona! Beijos no coração.

Luciene Sobotyk disse...

OI Lu! Pensei o mesmo que a Bia.Que bom que tens esta disponibilidade.Beijo grande e aproveita bem o curso.Lú

Chaine Mello disse...

Oi amiga! Obrigada pelas palavras de incentivo, mas está difícil até de continuar, esse semestre está conturbado demais e fazem parecer que somos nós as reclamamos. Vou levando como dá e torcendo para que o próximo seja melhor.
Beijos em ti e na Carolzinha!

Chaine Mello disse...

Lú, fico feliz por estar fazendo o curso de Libras, já fiz esse mesmo curso, na Escola Lilia Mazeron. Amei o curso, o pessoal de lá é maravilhoso, meu professor era ótimo, muito querido, o nome dele é Marcelo. Foi tudo de bom, uma realização e tanto, porque sou apaixonada por Libras.
Bjinho!