29.10.06

Esc 6-Weber ll

ESC 6-WEBER II
Para viver em sociedade,ou seja para um "viver bem",é preciso que tenhamos a conciência do nosso papel.Saber que em determinados momentos teremos que nos posicionar em relação a esse papel.
Procuro realizar com meus alunos debates e conversas parar que possam expôr seu ponto de vista,fazer questionamnetos e terem posicionamnetos em relação à situações ocorridas,principalmente no recreio,onde acontecem inúmeras situações que geram polêmicos debates.
É preciso que cada aluno se veja como um ser atuante e participante dentro do contexto que está inserido.Que para uma boa convivência coletiva é necessário assumir o papel de construtor da saberes e regras onde todos devem participar.
Acho sim que a autoridade é importante,mas não podemos usar de tal para fazermos valer a nossa vontade.É importante os alunos saberem que têm alguém que vai estar ali para ser mediador entre as relações,saber que esse alguém merece respeito e não só ele,mas que todos devem ser respeitados para que possam viver bem em comunidade e sociedade.
Já a relação com a escola é bem diferente.Somos expostos à várias situações onde nossos superiores fazem questão de fazer valer sua autoridade,nos impondo regras e determinações sem ao menos abrir espaços para questionamentos.Nos sentimos impotentes perante situações onde os maiores envolvidos somos nós.
Não concordo com esse tipo de atitude;acho que em uma escola,toda a equipe(diretiva e professores) devem decidir sobre o que é melhor para todos.
Exercer a autoridade de forma consciente e crítica é totalmente compreessível,mas impôr a autoridade como um ditador é inaceitável.

4 comentários:

Roselaine da Mota Zanette disse...

Luciana, querida, gostei muito da sua postura serena, respeitosa e madura de lidar com os conflitos que aparecem entre seus alunos na escola. Eu gosto muito de ouvir meus alunos. Não tenho medo de encarar suas críticas. Elas me ajudam a melhorar como pessoa e como profissional.Essa troca é enriquecedora, não tira a nossa autoridade, mas nos enlaça, cada vez mais, afetivamente. Parabéns, colega! Convido-a a discutir minha atividade (ECS 6) em meu blog no endereço "http://tukezanette.blogspot.com"
Beijos!
Roselaine

Cris Noschang disse...

Oi Luciana.

Sem dúvida, o repseito deve haver acima de tudo. Se não respeitarmos nossos alunos, como exigir respeito?
Hierarquia sobre nossos alunos também exercemos, mas sem respeito,de nada adianta!!

Abraços

Elisângela M Rodrigues disse...

Muito boas tuas colocações!Fica difícil para nós em sala de aula, ensinarmos o respeito as diferenças e que todos devem conviver com igualdade de direitos e deveres quando ao entrarmos nos hambientes que fazem parte da equipe diretiva ,somos vistos de cima para baixo. Ao tentarmos expor nossas idéias de como melhorar a escola como um todo ,somos simplesmente ignorados por causa das tradições e poderes hierárquicos. Esquecem que fomos nós que o s colocamos nesse "poder" para representarem nossos interesses e objetivos.

Tatiana Richardt disse...

Oi, Luciana! Gostei mto da tua colocação! Penso que, certamente, sem respeito é difícil se impor! Um abraço, Tatiana - Tutora.