26.10.06

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Disciplina:Escola,cultura e sociedade.
Semana4 Atividade5
ESC – WEBER 1

Estar dominado é aceitar as condições imposta pelo dominador.
O texto de Weber enfoca os três tipos de dominação legitima a que o ser humano pode submeter-se.
A respeito da dominação entende-se que deve estar atrelado a papeis, ordens, burocracia e que a qualquer momento pode ser modificado por uma ordem ou sanção. O sujeito está submisso a regras, a um contrato, que determina a parte dominante e a dominada.
Já a dominação tradicional é a mais comum, pois o dominante é o que detém o poder, o senhor, no caso da família o pai; a dominação é aceita pela tradição, costume, por fidelidade.
A dominação carismática esta ligada à devoção , crença e fé a pessoa do senhor e particularmente aos poderes oriundo do senhor. Apresenta grande influencia, poder intelectual usando a linguagem que através do arrebatamento emocional constituem a força da devoção pessoal.
Para finalizar, a dominação é uma pratica que nos submetemos dia-a-dia, no ambiente escolar na vida em família e na sociedade como um todo.
Corremos o risco de que ao nos tornarmos dominados, deixemos de assumir nossa própria identidade, nossa cultura, nosso “Eu”, assim sendo estaremos condenados a viver sob a condição de alienação.

2 comentários:

Unknown disse...

Querida colega arrumastes uma comentarista...Brincadeiras a parte vamos falar de Weber.Depois dos textos que li dele,compreendi que devemos repensar nossos métodos, paradigmas e conceitos em relação aos nossos saberes e avaliações em relação às regras hierárquicas que conduzem nosso trabalho nas escolas e comunidade escolar num todo, pois, a ação humana movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana.
Esta filosofia já é uma realidade na minha posição frente aos educandos e colegas em meu trabalho que se confunde com o meu eu e tal e coisa e coisa e tal, por que vivenciamos papéis em determinados momentos e situações, mas acima de tudo devemos ser nós mesmos nestas representações por que este papel vem e vai, o que somos é o que permanece e é que tem a força para mudar o que deve ser mudado.
Estudando Weber sua teoria em relação aos três tipos de dominação legítima identifiquei a escola como uma organização burocrática e hierárquica, com um sistema racional-legal cuja autoridade provem das regras estabelecidas e dos cargos hierárquicos organizados.

Luciana Betat disse...

Nossa Elisangela, caprichou no comentário heim!
Concordo contigo,e não somente na escola mais em qualquer área da nossa vida estamos estamos cercados por sistemas onde provêm todos os tipos de dominação e na escola não poderia deixar de ser diferente!Um abr@ço e boa semana.Fiquei feliz de receber teu comentário.