29.10.06

Conhecendo Marx e Engels

Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Pedagogia - Séries Iniciais - Ead
Semana 5
Atividade 7
Nome do aluno:Luciana Betat Bitencourt

ESC-7

Conhecendo Marx e Engels.

Karl Marx nasceu em 1818 em Trier,sul da Alemanha (então Prússia).
Seu pai,advogado,e sua mãe descendiam de judeus,mas se converterem ao protestantismo.Estudou direito em Bonn e depois em Berlim,mas se interessou mais por filosofia e história.
Na universidade,aproximou-se de grupos dedicados à política.
Aos 23 anos,quando voltou a Trier,percebeu que não seria bem-vindo nos meios acadêmicos e passou a viver da venda de artigos.Em 1843,casou-se com a namorada de infância,Jenny von Westphalen.O casal mudou-se para Paris,onde Marx aderiu a militância comunista,onde em 1844 conheceu em Paris, Friedrich Engels,que seria seu amigo íntimo para a vida toda.
Foi expulso de Paris em 1845,radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados.
Em 1848,Marx e Engels publicaram O Manifesto Comunista,época esta em que estourava a revolução francesa.Esses foram os primeiros esboços da teoria revolucionária que mais tarde seria chamada de marxista.
Em 1849,Marx se estabeleceu em Londres,onde viveu na miséria durante 15 anos,ajudado, quando possível,por Engels.Dois de seus quatro filhos morreram nesse período.
O isolamento político terminou em 1864,com a fundação da Associação dos Trabalhadores,que o adotou como líder intelectual.
Em 1871,a eclosão da Comuna de Paris o tornou conhecido mundialmente.Em sua última década de vida,sua militância tornou-se mais crítica e indireta.
Marx morreu em 1883,em Londres.
Marx e Engels viveram numa época onde a Europa se debatia em conflitos,tanto no campo das idéias como no das instituições.
A educação para Marx,participa do processo de transformação das condições socias,mas ao mesmo tempo,é condicionada pelo processo.
No século 20,o pensamento de Marx foi submetido a numerosas interpretaçõs,agrupadas sob a classificação de "marxismo".Algumas sustentaram regimes políticos duradouros,como o comunismo soviético e o chinês.
Na base de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudanças.Segundo o filósofo,as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante.No capitalismo, a classe que domina é a burguesia e aquela que trabalha e recebe por aquilo que produz é o proletariado.Para Marx,combater a alienação e a desumanização era a principal função social da educação.O filósofo alertava para o risco das escolas ensinarem conteúdos sujeitos ainterpretaçõs de partidos e classes.
Marx não chegou a fazer uma análise profunda da educação com base na teoria que ajudou a criar ,isso ficou para os seus seguidores com Antonio Gramsci,Anton Makarenko e Nadia Krupskaia.
A alienação de que fala Marx é conseqüência do afastamento entre os interesses do trabalhador e aquilo que ele produz.De modo mais amplo,trata-se do abismo entre o que se aprende apenas para cumprir uma função no sistema de produção e uma formação que realmente ajude o ser humano a exercer suas potencialidades.
PARA PENSAR:
A educação com é praticada ao nosso redor,dá condiçoes para que os alunos possam se desenvolver por inteiro ou se responde apenas a objetivos limitados pelas circunstâncias?

2 comentários:

Nara de Oliveira disse...

OI, sou de Gravataí:
Gostei da frase que pede para pensar.Não creio que o sistema educacional brasileiro, produza mentes pensantes e questionadores. Todos os anos são aprovados e reprovados alunos que estão ou não condicionados ao sistema.Mexer nesta estrutura e romper certos paradigmas é coisa pra médio e a longo prazo e só com reflexões assim é que caminharemos para algum tipo necessário de transformação!Bjus!

DENISE RIBEIRO MARTINS disse...

Oi colega,pensando na frase que propos, acho que realmente a educação como está sendo praticada na maioria das escolas não desenvolve o aluno por inteiro, concordo com a colega que diz ser um processo a médio e longo prazo, mas algumas professoras já se deram conta disso e começaram, o trabalho de desenvolver o aluno por inteiro, incentivando a serem seres questionadores e mais reflexíveis.Nossa caminhada já começou,só depende de todas nós para a transfomação total, que um dia virá. Beijos