A atividade foi desenvolvida com meus alunos em sala de aula,na primeira hora da manhã,horário que favorecia a pouca luz no ambiente.
Formaram-se os grupos, cada um com sua lanterna e as figuras.
A partir daí foi proposto que eles formassem figuras iguais com dois recortes diferentes.
Foram muitas tentativas e após algum tempo, um grupo conseguiu formar uma mesma figura com dois recortes diferentes, juntando um quadrado grande com retângulo e em seguida o quadrado grande com um quadrado pequeno.
Um segundo grupo conseguiu formar sombras iguais com dois retângulos e um retângulo com quadrado pequeno.
Nessa primeira etapa os alunos apresentaram dificuldades, mas a seguir quando propus a associação de duas figuras diferentes para formar outras figuras surgiu com mais rapidez outras formas e sombras, tais como: estrela, árvore, boneco de neve, casa, placa de trânsito.
Em seguida propus as questões para o debate, que foi bastante relevante.
Quando questionados sobre a necessidade de luz para haver sombra eles responderam de imediato que era necessário sim a presença da luz e também seria necessário a presença de um objeto para que houvesse a sombra.Fizeram a relação de que em dias nublados, não é possível ver as sombras, pois há ausência de luz do sol.
Eles associam o escuro com descanso, hora de parar, e o claro como hora de realizar as atividades como ir à escola, brincar.
Após o debate puderam chegar a conclusão de que sombra é a possibilidade de refletir um objeto a partir da influência da luz.
Formaram-se os grupos, cada um com sua lanterna e as figuras.
A partir daí foi proposto que eles formassem figuras iguais com dois recortes diferentes.
Foram muitas tentativas e após algum tempo, um grupo conseguiu formar uma mesma figura com dois recortes diferentes, juntando um quadrado grande com retângulo e em seguida o quadrado grande com um quadrado pequeno.
Um segundo grupo conseguiu formar sombras iguais com dois retângulos e um retângulo com quadrado pequeno.
Nessa primeira etapa os alunos apresentaram dificuldades, mas a seguir quando propus a associação de duas figuras diferentes para formar outras figuras surgiu com mais rapidez outras formas e sombras, tais como: estrela, árvore, boneco de neve, casa, placa de trânsito.
Em seguida propus as questões para o debate, que foi bastante relevante.
Quando questionados sobre a necessidade de luz para haver sombra eles responderam de imediato que era necessário sim a presença da luz e também seria necessário a presença de um objeto para que houvesse a sombra.Fizeram a relação de que em dias nublados, não é possível ver as sombras, pois há ausência de luz do sol.
Eles associam o escuro com descanso, hora de parar, e o claro como hora de realizar as atividades como ir à escola, brincar.
Após o debate puderam chegar a conclusão de que sombra é a possibilidade de refletir um objeto a partir da influência da luz.
Um comentário:
Oi Lu, não há sombras?
Um abraço
Bea
Postar um comentário