28.10.07

Teatro de bonecos

A atividade descrita a seguir é uma evidência da minha mudança em sala de aula.Penso que os alunos devem ter um espaço maior de criação onde possam desenvolver seu potencial criativo e desinibir-se diante dos colegas.Os conteúdos já são por si cansativos, mas diante de um cronograma que temos que alcançar, não temos outra alternativa,a não ser tornar nossas aulas mais dinâmicas e prazerosas.
No dia 22/10 propus aos alunos um trabalho envolvendo teatro com bonecos.
Na primeira etapa os alunos produziram o texto a fim de servir como roteiro para as apresentações.O tema seria livre.
Após as produções os alunos partiram para a confecção dos bonecos.
Eles usaram o seguinte material: bolas de isopor, palitos de churrasco, lã, tecidos, etc.
Eles introduziram o palito no isopor, como se fosse um pirulito.A seguir prenderam a pano ou papel para fazer a roupa do boneco.
Depois usaram tinta ou canetinha e pintaram o rosto.Os cabelos e outros detalhes ficaram a critério de cada um.
Bonecos e textos prontos marcamos o dia para as apresentações.Seriam no dia 24/10 a fim de que eles pudessem ensaiar para se apresentar.
Já no dia 24/10 eles estavam bastante eufóricos para se apresentarem.
Foi uma dinâmica muito legal, eles se envolveram muito com a atividade e os bonecos ficaram muito bonitinhos!
Após as apresentações dos teatros, senti a necessidade de saber por parte deles o que haviam achado da atividade.Eles avaliaram critérios como a produção dos textos, os assuntos abordados,a preparação para as apresentações e chegaram a seguinte conclusão:os textos estavam sem sentido e alguns curtos demais,não seguindo uma seqüência com sensação de inacabado. Concluíram também que teriam condições de produzir textos melhores.
Quando indagados sobre os bonecos acharam muito bonitos e criativos.
Avaliei como positiva e acho que diante de situações a que eles não estão acostumados, reagiram bem. Senti um pouco de desapontamento no que se refere aos ensaios, quando muitos improvisaram as falas por não terem se preparado.Mas a turma no geral se envolveu muito com a atividade e participou com entusiasmo.

Um comentário:

Beatriz disse...

Luciana, é assim mesmo a caminhada. A ficha custa um pouco a cair. Em vista disso, qual será o teu próximo passo? Olha que eles te deram uma evidência bem clara: os textos estavam sem sentido, curtos demaise davam a sensação de inacabados. Tivestes tb outra evidência: alguns alunos improvisaram para disfarçar a falta de texto.
O que fazer? Olha que a sensação de inacabada poder ser ainda maior!!
Um abração
Bea