10.12.06

ECS 11




Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia - Séries Iniciais – Ead
Semana 12
Atividade 11
Nome do aluno:Luciana Betat Bitencourt


Percebi,ao visitar os sítios do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual da Educação,uma enorme preocupação em aumentar a elevação dos atendimentos nas diversas modalidades de ensino.
Parece que aumentar quantidades são as metas tanto à nível federal quanto estadual.
Não importa a que condições essas crianças serão submetidas,se terão um ensino de qualidade,mas o que importa é que todas as crianças ,em idade escolar estejam na escola.
Isso aumenta os índices de popularidade dos governos,dá manchete em candidaturas políticas,enche a bola dos governos.
Mas será que eles se preocupam em saber se essas crianças terão condições de permanecer na escola,e concluir a educação básica?
Após ler o texto
Educação & Sociedade - Structural schooling inequalities in Brazil: between state, privatization and descentralization pude compreender a real situação educacional do país.
Uma educação baseada na desigualdade,na falta de interesse por parte dos que governam, salientando as desigualdades sócias e travando uma luta entre escola pública e escola privada.
Não se pode falar em reformas curriculares num estado brasileiro no momento,sem uma
análise profunda e crítica das relações entre ensino público e privado.
Uma análise das relações entre reforma educacional e mudança social também se faz necessária.
Nenhuma reforma educacional poderia funcionar num sistema de várias velocidades estruturadas em função do interesse das classes dominantes.
A questão básica é a falta de recursos a serem empregados na educação pública.
E por fim poderíamos citar algumas das condições em que podemos constatar a falta de interesse pela educação pública no Brasil :
* Falta de políticas educacionais em regiões menos desfavorecidas(como a Nordeste);
* Universidades públicas freqüentadas por alunos provenientes de escolas particulares;
* Descentralização da educação nível federal;
* Baixo salário dos professores.


9 comentários:

Ivana disse...

Olá Luciana, só passei por aqui para deixar um abraço, Ivana

Tatiana Richardt disse...

Oi, Luciana!
Estou dando uma passadinha para desejar uma boa semana de estudos!
Um abraço, Tatiana - Tutora S.I.

Adriana Irigaray disse...

Boa noite! Passei só para dar um oí, e te desejar uma boa semana! Bjs. Adriana

Vera disse...

Parabéns Luciana! É sempre um prazer visitar teu blog, sempre em dia, tudo organizado. Muito boa a tua reflexão sobre a realidade e as políticas publicas. Até breve, um grande abraço, Ver@

Tatiana Gomes disse...

Desjo a ti e tua família muita luz, paz, amor e alegrias não só agora no Natal, mas sempre!

Marlene disse...

Olá,Luciana!!!
Passei para te desejar um Feliz Natal e um ano com muita paz, saúde, amor e muitas conquistas!!!
Beijos
Marlene.

biapedag.blogspot.com disse...

Querida Lu! Fiquei emocionada ao ler teu Memorial e orgulhosa por ter sido a primeira a te encontrar, naquele ônibus. Nossa, já passaram alguns meses...logo estaremos contando há quantos ANOS nos conhecemos.Um beijo no coração de todos vocês. Que a magia do Natal se transforme em Paz, Saúde e felicidade. Beijinho especial, na Carol! Bia E Lu

Vera disse...

Olá Luciana, como foi o natal?
O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Parabéns pela caminhada atividades quase em dia, coloca aqui o link do relato final da ECS11, que está no blog colaborativo. Também está faltando um relato final da ECS10.
Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@

Vera disse...

Luciana, querida!
Descosidera meu comentário anterior. Postei errado!!! estou com várias abas abertas.
Estás com tudo em dia. Parabéns pela caminhada! Foi um grande aprendizado e um prazer te acompanhar. O final do comentario está valendo: Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@,