24.10.09

GÊNEROS TEXTUAIS II



Dando continuidade ao Projeto de leitura e escrita e gêneros textuais,nas duas semanas que se passaram,foi iniciado o trabalho com o gênero "receitas".
No primeiro momento caracterizamos o gênero e sua sua finalidade.
Em seguida receberam receitas a fim de identificar as partes e suas particularidades.
Foi explorado o significado de ingredientes,do modo de fazer,e as ações realizadas na receitas- porque paralelamente estávamos trabalhando com verbos.
Na semana anterior eles haviam assistido uma peça de teatro na escola baseado no livro "A fada que tinha ideias",onde a fadinha Clara Luz tinha muitas ideias,entre elas uma receita de bolo. No livro de Receitas das Fadas,Clara Luz,uma fada de seus dez anos,encontrou a seguinte receita de bolo:

Bolinhos de Luz

250 gramas de raios de sol
250 gramas de raios de luar
Uma colher de chá de fermento de relâmpago

Modo de fazer

Misture bem os raio de sol e de luar,até saírem faíscas.Junte então o fermento de relâmpago.

(Fernanda Lopes de Almeida,A fada que tinha ideias)


A partir daí,tiveram que fazer de conta que eram uma fada e inventar receitas de bolos .A partir de sugestões recebidas,produziram uma receita nos moldes da receita da fadinha.
Cabe listar algumas das sugestões:
a) bolo para deixar as pessoas felizes;
b) bolo para adultos entenderem as crianças;
c) bolo para ninguém mais morrer;
d) bolo para ninguém mais chorar;
e) bolo para se tornar invisível.


Essas produções estão sendo agrupadas em uma álbum,com todos os gêneros textuais trabalhados.
O próximo passo foi a seleção de uma receita,feita como tarefa de casa,a fim de escolherem uma para realizar em sala de aula.
No dia marcado,trouxeram as receitas,e em grupos escolheram aquela que gostariam de fazer para os colegas.
E na quarta-feira passada foi o grande dia.Combinaram previamente os ingredientes e o que cada um deveria trazer para a sala de aula para o preparo da tão esperada receita.
Saiu de tudo:salada de frutas,milk shake,bolo dechocolate,salada tropical,sanduíche,enfim...Foi uma festa.Eles adoraram a ideia.Levaram tudo muito a sério,e a cada passo da receita,era uma euforia só!
Resultado:Um belo lanche coletivo para saborear as receitas preparadas por eles.
Os meninos principalmente acharam uma experiência muito legal,pois colocaram que suas mamães não deixam nem chegar perto da cozinha.E eles se saíram muito bem.

Foi uma experiência muito gratificante,tanto para mim,quanto para eles.
Ao vivenciar as aprendizagens,colocar em práticas experiências ,se possibilita uma motivação e envolvimento acima do esperado.
Juntamos o trabalho com gêneros textuais às práticas vivenciadas a partir uma mistura de entusiamo e dedicação com os conteúdos trabalhados em aula.

3 comentários:

Iris disse...

Luciana, querida

Que encanto as sugestões dos teus alunos! Elas mostram claramente as preocupações que têm.
Belo trabalho, parabéns!
Abra@os, Iris

Iris disse...

Voltei para sugerir que também abordes tuas descobertas nas diferentes interdisciplinas, neste semestre. Lembra que isso facilitará a elaboração do portfólio final.
Abra@os

Simone disse...

Olá Luciana!
Quantas receitas saborosas!
Achei interessante o comentário sobre os meninos, que as mães não deixam eles chegarem perto da cozinha. Chegaste a conversar com eles sobre isso?
Estamos começando o mês de novembro e nos aproximando do final do semestre. Lembra que precisas fazer pelo menos uma postagem significativa por semana aqui no teu blog, integrando teoria, reflexões e prática.
Um abraço, Simone - Tutora sede