6.7.07

MÃOS-NA-MASSA



Hoje comecei um curso oferecido pela Ufrgs que consiste em trabalhar a física com série iniciais.
Parece absurdo mas a proposta é muito interessante.Como?De que forma?
Simples!
Deixando com as crianças ponham a mão-na-massa literalmente.Proporcionando aos alunos que através de experimentos cheguem as suas conclusões.
Aprendendo a aprender!
"...É necessário que,antes de propor o estudo e a construção de conceitos que irão auxiliar as crianças quando chegarem às aulas de física no Ensino Médio,a relevância desse conteúdo nas séries iniciais está na oprtunidade que ela oferece de promover situações de sala de aula nas quais as crianças comecema aprender a aprender..."
Achei muito interessante essa abordagem e acredito que as colegas do PEAD que lá estavam também!
Volto a dar notícias do curso.

5 comentários:

Neusa disse...

Oi Luciana
Que bom que estás gostando.
Acho que nada é melhor de se fazer do que aquilo do que se gosta.Um bom final de semana e uma ótima semana também para ti.Beijos Neusa

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Lu! Beijo grande pra ti, amiga! Ah! E para "aquela coisinha fofa da Carol", também! rs

Daiane Grassi disse...

Oi Lu, mas que proposta interessante! Uma pecepção minha é a existência de uma parcela muito grande da população com resistência à área exata. Matemática, química, física... Normalmente são vistas com um certo pavor. Mas, qual será a razão? Professores que não se 'fundamentam' bem e trazem este "trauma" para as crianças? Entre outras questões, pode ser que sim! Esta proposta que mencionaste "mão na massa" diz tudo! É nisso aí mesmo que acreditamos! Imagino que o curso irá trazer muitos desafios e potencializar muitas discussões! Não deixe de socializar conosco o andamento do mesmo! É uma aprendizagem constante visitar os blog´s de vocês! Tenha uma ótima semana. Daiane

Luciene Sobotyk disse...

Oi mosqueteira!passa prá nós o que estás aprendendo por lá?Beijo grande,Luciene

Beatriz disse...

Lu querida, tens toda a razão na tua mensagem na lista. Foi uma anotação sobre teu curso. Pode deixar que vou agora me inteirar e lgo volto a falar contigo. Lu, poderias me dar mais informação sobre o curso? Entrei no teu link e dei em uma pg que só linka para experiências mas não dá informação sobre quem orienta.
Fiquei muito interessada. Um abração
Bea