7.6.09

Realizei com meus alunos,um trabalho onde eles puderam conhecer um pouco da herança cultural dos índios e dos negros.
Iniciamos com uma coleta de dados sobre os costumes indígenas e africanos,isso incluiu costumes,hábitos,comidas,vocabulário.
Após essa etapa,eles trouxeram para a aula,a fim de iniciarmos um debate e colocações a partir das pesquisas.
Rendeu muitos comentários.Os alunos ficaram bastante curiosos e participantes sobre as colocações.
Puderam identificar que muitos dos nossos hábitos, hoje,são influência desses povos,que contribuíram de maneira definitiva,passando seus costumes de geração em geração.
Na sexta-feira passada(05/06)construímos painéis;um dos índios e outro dos negros,com suas principais contribuições.
A turma foi separada em dois grandes grupos:um ficou com a influência indígena e outro com a influência africana.
Essa atividade foi solicitada pela interdisciplina de Questões étnico-raciais.
Em breve postarei as fotos dos trabalhos.

1.6.09





Ontem li o texto solicitado na inter EPNEE.
Achei muito interessante o assunto e o quanto ainda se tem a descobrir sobre esse mundo.
O universo de uma mente autista.
Uma característica marcante do autismo é a inabilidade de relacionar-se mutuamente.
O autismo foi descrito pela primeira vez,em 1943,pelo médico austríaco,Leo Kanner.
Hoje sabe-se que o autismo está ligada à causas genéticas e não pela indiferença da mãe,como foi afirmado pelo psicólogo Bruno Bettelhein.
Apesar do grande número de pesquisas e investigações clínicas realizadas em diferentes áreas e abordagens de trabalho, não se pode dizer que o autismo é um transtorno claramente definido. Há correntes teóricas que apontam as alterações comportamentais nos primeiros anos de vida (normalmente até os 3 anos) como relevantes para definir o transtorno, mas hoje se tem fortes indicações de que o autismo seja um transtorno organico.
As características mais comuns do autismo são:
-Dificuldade na interação social (como todo e qualquer indivíduo, por exemplo);
-Dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos);
-Sociabilidade seletiva;
-Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades:
Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados (movimento circular, por exemplo);
-Assumir de forma inflexível rotinas ou rituais (ter "manias" ou focalizar-se em um único assunto de interesse, por exemplo);
-Maneirismos motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);
-Preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação na roda de um carrinho ou na boca de alguém que fala, por exemplo);
-Seguir uma vida rotineira e resistir mais do que uma pessoa comum resistiria quando ela é mudada;
-Tendência a uma leitura concreta e imediatista do contexto, seja ele linguístico ou ambiental ("levar tudo ao pé da letra").
Eu tenho em sala de aula um menino com a síndrome.Mas pelo relato das profissionais que o acompanham,hoje ele está muito bem.Está se relacionando bem com seus colegas,e comigo também,seus tiques estão quase que imperceptíveis,e tem muita facilidade na aprendizagem.Diria que ele está em vantagem em relação à seus colegas.
Gostaria de deixar algumas sugestões de filmes que tratam do assunto.

Título: Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador/ What’s Eating Gilbert Grape
Direção:Lasse Hallström
Gênero: Drama
País/Ano:Estados Unidos/ 1993
Duração: 117 min.
Sinopse: A história se passa numa cidadezinha de interior idílica, onde vive Gilbert Grape, um adolescente aparentemente comum (Depp) que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.


Título: Forrest Gump, o contador de histórias/Forrest Gump
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: Comédia/Drama
País/Ano: Estados Unidos/1994
Duração: 142 minutos
Sinopse: Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos.

Título: Rain Man
Direção: Barry Levinson
Gênero: Comédia/Drama
País/Ano: Estados Unidos/ 1988
Duração: 133 minutos
Sinopse: Quando o pai de Charlie Babbitt (Tom Cruise) morre, ele deixa uma fortuna em dinheiro para um irmão autista (Dustin Hoffman) que ele desconhecia ter. Os dois então viajam pelo país conhecendo-se e aprendendo a conviver, passando, claro, por inúmeras dificuldades. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.


Título: Meu filho, meu mundo/ Son-rise: a miracle of love
Direção: Glenn Jordan
Gênero: Drama
País/Ano: EUA/ 1979
Sinopse: Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam… Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo.


Título:Código para o inferno/ Mercury Rising
Direção:Harold Becker
Gênero: Aventura
País/Ano:Estados Unidos/ 1998
Duração: 111 min.
Sinopse: Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido. Perseguido por assassinos implacáveis, Jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. Agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.


Título: Loucos de amor/ Mozart and the Whale
Direção: Petter Naess
Gênero: Comédia
País/Ano: EUA/ 2005
Duração: 94 minutos
Sinopse: Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida - e seu coração - ficam de cabeça para baixo.