19.8.07

TEMPO MERECIDO

TEMPO PARA VOLTAR A RESPIRAR DEPOIS DE UM SEMESTRE,QUE FOI MUITO INTENSO!

FÉRIAS?NEM PODE SE CHAMAR ASSIM... APENAS UM TEMPINHO PARA RECERREGAR AS BATERIAS...

TEMPO PARA REFLEXÕES...

TEMPO PARA VOLTAR A TER ÂNIMO PARA ENFRENTAR O PRÓXIMO SEMESTRE...

E ASSIM VAMOS LEVANDO A VIDA...

COM UMA ÚNICA CERTEZA,DE QUE TUDO PASSARÁ,E QUANDO PASSAR SENTIREMOS UMA INFINITA SAUDADE!!!

À TODOS UM MERECIDO DESCANSO.

5.8.07

Os pioneiros da nossa educação...

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública. (Manifesto dos Pioneiros, 1932).


Para Lourenço Filho, a educação era pensada como um instrumento de "renovação social". Ele defendeu a necessidade da elevação dos níveis de instrução de toda a população como condição para o desenvolvimento econômico da nação. Suas iniciativas na administração pública, como a Campanha de Educação de Adultos, na década de 1940, visavam instituir políticas globais para tornar possível solucionar problemas (o analfabetismo acima de todos) e não simplesmente remediá-los. E você, o que acha? Na sua opinião, a educação ocupa ainda lugar central nas preocupações dos intelectuais e políticos brasileiros?








Anísio Teixeira, o mais importante seguidor das idéias deweyanas no Brasil, vê a sociedade em constante transformação, tanto social como econômica e politicamente. A escola, por sua vez, deveria formar indivíduos aptos a refletir sobre e inserir-se nessa sociedade, considerando sua liberdade individual e sua responsabilidade diante do coletivo”.





Politicamente conturbado com a eclosão da Revolução Constitucionalista em São Paulo, o ano de 1932 é decisivo na carreira de Fernando de Azevedo. Neste ano, ele é convidado a redigir e ser o primeiro signatário do Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, dirigido à Nação e ao governo Vargas, documento que colocou a educação como o problema nacional de maior importância, acima dos problemas econômicos nos planos de reconstrução do país.