O verdadeiro papel do PPP é estar vinculado às melhorias da escola,e esta,por sua vez,às mudanças educativas.
A escola não pode ser propriedade de professores,ela deve acima de tudo,incluir a comunidade educativa no planejamento de metas e de melhorias.
O PPP não deve ser um documento imposto por decreto,mas deve ,ser sim,o resultado de um processo de questionamentos e de formação no qual a maior parte da comunidade e de seus professores e alunos estejam verdadeiramente envolvidos.
Assim,esse projeto é uma necessidade,e não uma obrigação.
O PPP é necessário,independentemente de qualquer decisão política ou exigência legal,pois a proposta pedagógica é o norte da escola,definindo caminhos que uma determinada comunidade escolar busca para si e para quem se agrega em seu entorno.
A nossa atual lei de diretrizes e bases da educação(LDB) possui como eixo principal a flexibilidade,por meio da qual proporciona a autonomia de cada escola,cabendo aos gestores escolares estabelecerem as diretrizes das ações,a partir do planejamento e elaboração coletiva do PPP e da descentralização de ações,bem como promoverem as articulações entre o pedagógico,o político,o financeiro e o administrativo.
A participação de todos na construção do PPP vem de encontro à visão de uma educação democrática,que de tão importante está relacionada à melhoria das condições de vida e de saúde das populações de todo o mundo.
Vivemos numa sociedade onde todos são capazes de opinar,aprender,imaginar,participar,enfim,
de fazer projetos que possa progredir as conquistas e as relações sociais de um determinado contexto.
A escola não pode ser propriedade de professores,ela deve acima de tudo,incluir a comunidade educativa no planejamento de metas e de melhorias.
O PPP não deve ser um documento imposto por decreto,mas deve ,ser sim,o resultado de um processo de questionamentos e de formação no qual a maior parte da comunidade e de seus professores e alunos estejam verdadeiramente envolvidos.
Assim,esse projeto é uma necessidade,e não uma obrigação.
O PPP é necessário,independentemente de qualquer decisão política ou exigência legal,pois a proposta pedagógica é o norte da escola,definindo caminhos que uma determinada comunidade escolar busca para si e para quem se agrega em seu entorno.
A nossa atual lei de diretrizes e bases da educação(LDB) possui como eixo principal a flexibilidade,por meio da qual proporciona a autonomia de cada escola,cabendo aos gestores escolares estabelecerem as diretrizes das ações,a partir do planejamento e elaboração coletiva do PPP e da descentralização de ações,bem como promoverem as articulações entre o pedagógico,o político,o financeiro e o administrativo.
A participação de todos na construção do PPP vem de encontro à visão de uma educação democrática,que de tão importante está relacionada à melhoria das condições de vida e de saúde das populações de todo o mundo.
Vivemos numa sociedade onde todos são capazes de opinar,aprender,imaginar,participar,enfim,
de fazer projetos que possa progredir as conquistas e as relações sociais de um determinado contexto.
2 comentários:
Oi mosqueteira querida!
Saudades! Passo prá desejar um bom final de semana.Beijos carinhosos,Luciene
Oi Luciana!
Ressalto a importância de manter teu blog atualizado, ele é uma ferramenta essencial para registro da tua caminhada.
Um grande abraço!
Vanessa
Postar um comentário