10.12.06
ECS 11
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia - Séries Iniciais – Ead
Semana 12
Atividade 11
Nome do aluno:Luciana Betat Bitencourt
Percebi,ao visitar os sítios do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual da Educação,uma enorme preocupação em aumentar a elevação dos atendimentos nas diversas modalidades de ensino.
Parece que aumentar quantidades são as metas tanto à nível federal quanto estadual.
Não importa a que condições essas crianças serão submetidas,se terão um ensino de qualidade,mas o que importa é que todas as crianças ,em idade escolar estejam na escola.
Isso aumenta os índices de popularidade dos governos,dá manchete em candidaturas políticas,enche a bola dos governos.
Mas será que eles se preocupam em saber se essas crianças terão condições de permanecer na escola,e concluir a educação básica?
Após ler o texto Educação & Sociedade - Structural schooling inequalities in Brazil: between state, privatization and descentralization pude compreender a real situação educacional do país.
Uma educação baseada na desigualdade,na falta de interesse por parte dos que governam, salientando as desigualdades sócias e travando uma luta entre escola pública e escola privada.
Não se pode falar em reformas curriculares num estado brasileiro no momento,sem uma
análise profunda e crítica das relações entre ensino público e privado.
Uma análise das relações entre reforma educacional e mudança social também se faz necessária.
Nenhuma reforma educacional poderia funcionar num sistema de várias velocidades estruturadas em função do interesse das classes dominantes.
A questão básica é a falta de recursos a serem empregados na educação pública.
E por fim poderíamos citar algumas das condições em que podemos constatar a falta de interesse pela educação pública no Brasil :
* Falta de políticas educacionais em regiões menos desfavorecidas(como a Nordeste);
* Universidades públicas freqüentadas por alunos provenientes de escolas particulares;
* Descentralização da educação nível federal;
* Baixo salário dos professores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Olá Luciana, só passei por aqui para deixar um abraço, Ivana
Oi, Luciana!
Estou dando uma passadinha para desejar uma boa semana de estudos!
Um abraço, Tatiana - Tutora S.I.
Boa noite! Passei só para dar um oí, e te desejar uma boa semana! Bjs. Adriana
Parabéns Luciana! É sempre um prazer visitar teu blog, sempre em dia, tudo organizado. Muito boa a tua reflexão sobre a realidade e as políticas publicas. Até breve, um grande abraço, Ver@
Desjo a ti e tua família muita luz, paz, amor e alegrias não só agora no Natal, mas sempre!
Olá,Luciana!!!
Passei para te desejar um Feliz Natal e um ano com muita paz, saúde, amor e muitas conquistas!!!
Beijos
Marlene.
Querida Lu! Fiquei emocionada ao ler teu Memorial e orgulhosa por ter sido a primeira a te encontrar, naquele ônibus. Nossa, já passaram alguns meses...logo estaremos contando há quantos ANOS nos conhecemos.Um beijo no coração de todos vocês. Que a magia do Natal se transforme em Paz, Saúde e felicidade. Beijinho especial, na Carol! Bia E Lu
Olá Luciana, como foi o natal?
O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Parabéns pela caminhada atividades quase em dia, coloca aqui o link do relato final da ECS11, que está no blog colaborativo. Também está faltando um relato final da ECS10.
Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@
Luciana, querida!
Descosidera meu comentário anterior. Postei errado!!! estou com várias abas abertas.
Estás com tudo em dia. Parabéns pela caminhada! Foi um grande aprendizado e um prazer te acompanhar. O final do comentario está valendo: Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@,
Postar um comentário