21.9.10

Revisitando o EIXO II


Pude observar nas postagens do eixo II conceitos fundamentais, principalmente a questão da psicologia e das fases do desenvolvimento afetivo das crianças(oral,anal,fálica,latência e genital).
A trilha psicanalítica da interdisciplina Desenvolvimento eAprendizagem sob o enfoque da psicologia quase acabou comigo.
Eram conceitos complexos a partir das leituras do Freud e do filme Freu além da alma.
Enfim...
Outra interdisciplina que nos permitiu viajar pela nossa infância,foi Infâncias de 0 a 10 anos.
"Recordar é viver",este era um dos títulos de um dos textos Memórias e identidades,da Simone Valdete dos Santos.
A partir dessa interdiciplina fizemos um tur pelas nossas infâncias.
Memórias e identidades são temas correlatos.
O trabalho com esses dois conceitos formaram a base do meu estágio.
Recordar o passado para entender o futuro.A construção da identidade também é um conceito fundamental para trabalharmos com nossos alunos,fazendo-se com que se reconheçam como pessoas dotadas de histórias,reconhecendo-se como cidadãos capazes de atuar no mundo .

12.9.10

Revisitando o blog

OBSERVAÇÃO -Ainda 1ºSEMESTRE



"Com o é estranho olhar assim de longe a Ilha. Estamos chegando? Estamos partindo?

Não importa. A ilha já faz parte de nós. Estando perto ou longe seguimos desbravando os seus caminhos.
É hora de compreender que a ilha, este nosso ponto de apoio material na rede, ela mesma é parte da rede, como cada um de nós somos, como a ECS procurou mostrar em cada atividade."


Revisitando ainda o primeiro semestre pelas andanças no blog,vale a pena relembrar a gincana  realizada na interdisciplina ECS,onde deveríamos procurar as colegas que haviam recebido a mesma letra a fim de formar um grupo.
Nesse momento se configura o estabelecimento e construção de redes,um dos princípios que um curso à distância está baseado.
"Estamos, somos no mesmo mundo. Estamos e somos indissociavelmente ligados. Numa rede, o que afeta um nó da rede causa efeitos em toda a rede, assim, tudo o que concerne à parte da rede, tem a ver com o todo da rede. Interligad@s, podemos mobilizar conhecimentos e ações, independentemente de tempo e de espaço, em torno de problemas humanos que, sendo de uns, serão de todos.(trecho do texto retirado do site da interdisciplina)
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/

Foi um semestre puxadinho,pois iniciamos o mês de janeiro com as apresentações dos trabalhos finais,o famoso worshop de avaliação.Voltando a atividade da inter ECS,lembro-me que nauela época a atividade causou um certo furor entre os colegas na procura de quem teria a mesma letra.
O tema do nosso trabalho era:
"Vamos investir em educação:interesse ou demagogia"

Lendo o texto produzido pelo grupo,o tema me despertou a atenção,pois em tempos de eleições,propostas e interesses dos poíticos em se elegerem,o tema educação sempre se apresenta como uma das prioridades na hora de apresentarem propostas.
E aí,quando se fala em investimentos em educação,é apenas um interesse de despertar o olhar do povo para uma área que se apresenta com tantas mazelas ou apenas papo furado de político,que ganha as eleições e vira as costas para uma área fundamental para a construção da cidadania e preparação para o trabalho?
É hora de prestarmos atenção quando se analisa um candidato a algum cargo,pois depois da eleição eles não querem nem saber de tudo que foi proposto antes de se elegerem.
  "O governo precisa parar de usar a EDUCAÇÃO como uma arma eleitoreira".(trecho do trabalho realizado a partir das discussões no fórun)

7.9.10

Uma por todas e...Todas por uma.

PARTE 1-Observação dos três primeiros semestres



Foi sem dúvida um momento de nostalgia.
Revisitar as postagens iniciais,perceber a nossa caminhada,ou trajetória despertou em mim um sentimento de amor a amizade.
Um aspecto que me chamou atenção nos primeiros semestres,foi sem dúvida,a cooperação e a colaboração das colegas.A cada postagem,inúmeros comentários.Uma sensação de segurança,de que ao piscarmos os olhos,alguém estaria pronta a nos socorrer.
As postagens iniciais eram bastante primitivas,mais a nível  de aprendizagens tecnológicas,um primeiro contato com as novas tecnologias.
Aprender a postar textos,imagens e... gifesAh,esses não podiam faltar!Ahahahahahaha.
Mas o aspecto que mais me chamou atenção foi a intensidade dos relacionamentos.
Saudade das MOSQUETEIRAS.
A primeira mosqueteira que tive contato foi a Bia Guterres.Nossa amizade começou logo no primeiro dia que fomos a Alvorada,prestar o vestibular.
Depois  nossa rede de relacionamentos foi se ampliando e vieram Kátia Diehl,Luciene e por último a Neusa.
Nesse primeiro momento algumas interdisciplinas exigiam que a postagens das atividades fossem feitas no blog.
Percebi que o blog no início,pelo menos para mim,não era um espaço de muitas  reflexões.Funcionava mais como um diário de atividades e alguma vivências a serem socializadas.
Poucas postagens refletiam sobre as abordagens teóricas das interdisciplinas.
A partir do 3º semestre pude observar uma mior relação das postagens com a minha prática em sala de aula,fazendo a descrição de algumas atividades feitas com os alunos que já refletiam as aprendizagens do Pead.
Neste momento iniciava-se a utilização dos marcadores no blog para cada interdisciplina.