26.6.10

Sobre o trabalho com obras de arte


 Nesta semana trabalhei com diversas obrasde Alfredo Volpi,conhecido como "mestre das bandeirinhas".
Considero relevante o trabalho com obras de arte em sala de aula.
Na proposta Triangular o ensino de Arte visa resgatar conteúdos com o intuito de marcar a disciplina como área do conhecimento escolar.
O aluno quando entra em contato com obras de arte , tem a possibilidade de formar um novo olhar,crítico e apreciador.
Num mundo,onde os apelos visuais são tão intensos,convém salientar essa prática em sala de aula,onde nossos alunos tenham a oportunidade de se tornarem observadores e críticos de imagens e seus significados.
Quando trabalhamos com imagens, aprendemos de nós mesmos e do mundo que nos cerca .
A partir de imagens se é possível dizer como somos, nossos costumes, modo de vestir, modo como vivemos, enfim nossa identidade cultural.A partir de nossa imagem os outros podem fazer uma leitura de nossa maneira de viver e de quem somos.
No livro COMO USAR ARTES VISUAIS EM SALA DE AULA, de Kátia Helena Pereira, mostra como a leitura crítica de gravuras,retratos e pinturas pode contribuir para o desenvolvimento da percepção,da reflexão e do  potencial criativo do aluno.
  http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=0d3_CmVcT8QC#

Desta forma,o curso me mostrou que o trabalho com artes visuais em sala de aula,vai muito além de reproduções de desenhos,pinturas,dando um novo significado à área artística em meu planejamento.
Gosto muito de trabalhar com obras de arte com meus alunos,possibilitando uma interpretação e um novo olhar por trás de uma obra de arte,que é recheada de significados.

19.6.10

Sobre portfólios de aprendizagens



Nesta semana,que marcou o término do estágio,convém salientar  que a avaliação do trabalho realizado até aqui é fundamental,a fim de ilustrar as aprendizagem dos alunos construídas ao longo do estágio.
De acordo com o desenvolvimento do projeto, se fez necessário utilizar uma forma de avaliação que promovesse o acompanhamento das aprendizagens onde pudesse ser registrado e  ilustrado o trabalho evidenciando o pensamento,as competências e habilidades adquiridas ao longo do tempo, sendo capazes de fazerem registros.
Neste contexto,a melhor opção encontrada foi a construção de um portfólio,que de acordo com

HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166)  portfólio é : ...” um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc)",
 que proporcionou  evidências do conhecimento e aprendizagens que foram sendo construídos ao longo do estágio. 
Dessa forma os alunos puderam expressar,através de desenhos, relatos,conceitos,produções de textos, construídos sobre as temáticas abordadas  a partir do projeto MINHA HISTÓRIA,MINHA VIDA, sendo capazes de demonstrar a caminhada de cada um .










15.6.10

Sobre o uso das tecnologias

No que se refere ao uso das tecnologias, acredito que deixei um pouco a desejar no meu estágio.
A princípio achei que seria até inviável realizar essa prática na minha escola, pois a estrutura da sala de informática estava desativada, pois os equipamentos estavam ultrapassados e não eram suficientes para atender à uma pequena turma de 20 alunos
Mesmo assim era importante esgotar as tentativas, levando ao conhecimento da direção a contribuição para o ensino  associado a outros recurso e o uso de tecnologias valorizando e modernizando a aprendizagem.
A ideia foi abordada nas semanas anteriores na reunião pedagógica e a argumentação foi necessária para manter o debate entre os professores e direção quando, juntos optamos pela reativação do laboraório de informatica e o uso necessário das práticas das tecnologias.
Por relato a excelente notícia de que a escola, recebeu da SEC uma remessa de 20 micros novos.
Realmente percebo a contribuição da formação recebida no curso de Pedagogia que me levou a concluir sobre a necessidade de implantação de novas ferramentas pedagógicas aplicadas as tecnologias na educação
 Durante muitos anos estava diante de turmas de séries iniciais, porém  agora tenho a certeza, que trata-se de uma mudança epistemológica em termos de educação, quando saímos do conceito de educação entre quatro paredes que estava acostumada e vivenciar diante a interação  contato com o mundo tecnológico.
Acredito que esse pequeno passo será o  início de novas práticas que serão adotadas em nossa escola.

14.6.10

Não sei o que dizer

Nesta semana em que estou terminando o estágio me deparei como uma situação que me fez ficar nervosa e preocupada.
Não sei o que exatamente falar.
O estágio foi uma experiência única,onde podemos por em prática tudo o que aprendemos no curso.
Estou sem saber o que pensar.
Claro que quando planejei meu projeto,pude incluir um pouquinho de cada interdisciplina nas minhas atividades semanais.
Piaget,claro que conheço,e também já conhecia antes do estágio.Talvez não da forma que conheço hoje.
A única problemática do meu estágio foi a utilização das tecnologias.
Eu tinha a meu dispor apenas dois computadores,do tempo das cavernas.Pude levar meus alunos somente duas ou três vezes.A partir daí se tornou inviável,visto que a escola recebeu computadores novos e ainda não arrumou quem instalasse.Toda a semana vou até o pessoal responsável pela informática e a resposta é sempre a mesma.Na semana passada a resposta foi decisiva,só terei a sala de infpormática a minha disposição no final de julho.
E aí o que faço,o estágio está terminando e não tive como incluir a informática em meu trabalho.Desde o início coloquei os professores a par da situação.
Quanto as postagens,acreditava que estavam de acordo,sempre como uma sugestão ou outra,mas a princípio não era nada grave.
As vésperas de terminar o estágio,com o trabalho fina ou relatório final,com a cabeça cheia e preocupada,fico sabendo que não estava atendendo aos requisitos ?
Como assim,afinal ficava até mais de semana sem ter nenhum comentário e agora fico sabendo da gravidade da situação?
Como refazer postagens a essa altura,quando as atenções estão todas voltadas para o relatório final?
Estou em choque...A palavra é essa.

6.6.10

O tempo na escola


Nesta semana,quando decidi estender o trabalho com a temática do tempo,comecei a pensar na relação entre o tempo e a escola.
Acho que vale a pena pensar na nossa relação com o tempo.
Como posso administar meu tempo na escola?E como esse tempo se dimensiona em sala de aula?
Como em tudo,o tempo na escola também é uma questão de tempo.
Tempo do ano letivo,semestre,trimestre,tempo da prova,tempo do recreio,tempo de falar,tempo de esperar...
Enfim,o que importa na escola,é que todo o tempo,seja um tempo de aprender.
De que forma podemos potencializar o tempo escolar?
Quando planejamos com objetivos claros,incluindo conteúdos estabelecendo metas,estamos potencializando o tempo escolar.
O planejamento é fundamental quando se quer ter domínio sobre o tempo em que dispomos.
O tempo em que o aluno passa na escola é precioso,e se não potencializarmos esse tempo para a aprendizagem,corre-se o risco de que apenas seja um tempo em que não houve nenhuma aprendizagem significativa.
Quando uma criança passa horas copiando alguma coisa do quadro,sem entender qual é o sentido de ela estar copiando aquilo,é uma situação clara de desperdício do tempo de aprendizagem dessa criança.
E infelizmente isso é um erro frequente em sala de aula.
E nós , como professores, somos responsáveis pelo tempo de promover a  aprendizagem aos nossos
 alunos.
Claro que,em falando de tempo, não posso deixar de falar no tempo individual de cada um.Tempo esse que cada indivíduo tem  para aprender e processar as informações.
E que nós, como professores temos de estar atentos as individualidades de cada um, pois sem essa percepção,corremos o risco de comerter erros ao avaliarmos esses alunos.