30.5.10

O tempo perguntou pro tempo


Nesta semana trabalhei com um conceito ,que embora familiar para a maioria,é um conceito difícil de ser entendido no estudo principalmente em história.
O conceito de tempo é um dos mais importantes para que o aluno possase situar historicamente e socialmente no mundo em que faz parte.
Ao mesmo tempo que é um conceito importante,é também um dos mais complexos e abstratos,tornando-o difícil de ser entendido.Por isso,resolvi trabalhar com assuntos que já são bastante familiares para os alunos.
Iniciei o assunto fazendo com que eles fizessem a distinção entre tempo cronológico(tempo do relógio,calendário)e tempo meteorológico que se referência o clima.
Trabalhei com atividades onde os alunos pudessem se situar frente ao seu tempo,relacionando o tempo cronológico com as atividades realizadas ao longo de um dia,de acordo com a sua rotina.
Através de atividades com calendário,com relógios,pude introduzir o conceito de horas exatas e minutos possibilitando a compreensão da complexidade do tempo.
Durante as aulas tenho a preocupação de fazer com que eles registrem os dias da semana,do mês e do ano,chamando a atenção para datas e feriados,festas e aniversários,relacionando-as a acontecimentos do passado e do presente.
Outra forma de chamar atenção sobre a repetição dos fenômenos naturais como o dia e a noite e as mudanças nas fases da lua ,também considero útil para estudar o assunto.
Percebi em alguns momentos que as crianças têm mesmo essa dificuldade em abstrair o tempo.Em uma determinada atividade,eles teriam de responder quantas horas ficavam acordados e quantas horas dormiam durante um dia.Tive de interromper a fim de dar maiores explicações para que conseguissem concluir a pergunta a partir de fatos reais da sua rotina.Nessa hora é fundamental que o professor possa interromper a atividade ,fazendo com que eles possam,não apenas preencher as atividades,mas que possam refletir  e que sejam estimulados a dialogar a respeito de suas produções.
Em outro momento,quando trabalhamos com as horas,lancei a pergunta,como forma mesmo de desafio e até mesmo achando que seria bem difícil de encontrar a resposta.Mas para a minha surpresa alguns dos meninos conseguiram responder,fazendo cálculos .A pergunta era:Um dia tem 24 horas.Uma hora tem 60 minutos.Quantos minutos há em um dia?
Em seguida perguntei como tinham chegado ao resultado.
Eles explicaram que fizeram uma sequência de adições chegando ao resultado final.
Nesse mesmo dia trabalhamos com as horas e minutos.Eles construíram um reloginho onde os ponteiros eram móveis.Começaram a observar o relógio de parede a fim de descobrirem as perguntas que eu fazia.
Somente um aluno sabia identificar as horas.
Para a minha alegria, no final da atividade,todos conseguiram identificar e marcar as horas solicitadas.
Achei uma graça quando uma aluna disse:"Agora vou poder dizer para a minha mãe as horas no relógio de ponteiros,ela tentou me ensinar e eu não aprendia".
A satisfação de ver o entusiasmo deles ao aprenderem sobre um assunto que será tão útil para suas vidas é algo que motiva muito e também perceber que fazemos e que fomos fundamentais nas grandes descobertas de suas vidas. 

23.5.10

Reflexões


Nesta semana que passou recebi a visita do professor Paulo e da tutora Rossana.
Na 6º semana de estágio, percebi que ao fazer as reflexões semanais estava , na verdade fazendo uma descrição e relatos de todos os momentos significativos das semanas.
Ao conversar com eles,percebi o equívoco do trabalho que estava fazendo.
Na verdade,o que se quer é uma reflexão da nossa prática como professor em sala de aula.
Confesso que havia algumas semanas estava me preocupando com as reflexões e percebendo que alguma coisa não estava correndo conforme o esperado.
Lendo meus e mails percebi que um colega também estava com problemas ao analisar e refletir sobre seu trabalho.
O importante é traduzir o que mais interessou,um ponto relevante,um momento,no qual ,como professores  podemos perceber a importância e a relevância de estarmos atentos a tudo aquilo que acontece ao nosso redor.
Novamente estava equivocada ao traduzir nas reflexões todos os momentos e descrever com detalhes tudo o que foi realizado.Pensei como meus alunos que acham que o mais importante é a quantidade e a variedade de atividades.Acabava por fazer um planejamento muito carregado e que muitas vezes se tornava até cansativo.
Percebi,ainda bem que percebi!
Basta um momento sequer para podermos ter sensibilidade no momento certo.Mudar quando não está dando certo,percorrer um caminho,que até então não estava planejado,ter a consciência de que nossos alunos estão sendo motivados ou não por nós.
Acho que é isso que está em jogo.Nosso olhar frente as necessidades de mudarmos,inovarmos quando o tradicional parece ser  mais prático.
Um novo olhar, de que são os alunos que fazem a sala de aula e a sala de aula faz os alunos.
É nosso papel desvendar a magia e os mistérios que estão por trás desse processo.
A interação com os alunos fará com que eles se tornam outras pessoas,diferentes das que foram ontem,que são hoje,para fazer a diferença no amanhã.

17.5.10

Brinquedos e brincadeiras

Na semana que passou iniciei o trabalho com a temática BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS".
Nesse primeiro momento pedi para eles que dissessem o que era brinquedo e o que era brincadeira.
Logo eles perceberam que não era a mesma coisa.E trataram logo de dizer que o brinquedo era o objeto com que se brincava e brincadeira era uma atividade divertida,que se usava ou não algum brinquedo.
Em seguida  construíram um mural com alguns brinquedos e brincadeiras desenhados por eles.
Também realizamos uma pesquisa para sabermos quais eram as brincadeiras preferidas pela turma. Depois fizemos uma tabela com os dados da pesquisa para em seguida cosntruirmos um gráfico de barras.
   O trabalho com leitura de imagens também foi bastante interessante.
Trabalhamos com a pintura de Milton Dacosta,1942,RODA.
 Fizemos uma interpretação dessa imagem.
Em outro dia trabalhamos com outra imagem.

Nesta imagem eles puderam perceber que havia uma enorme quantidade de brincadeiras conhecidas por eles.Perceberam que era uma época muito distante,pela forma das construções e pelo jeito das pessoas se vestirem.
Compararam através de uma pesquisa junto aos pais,que tipos de brinquedos e brincadeiras eles costumavam brincar.Para minha surpresa,eles brincavam de jogar bola,brincar de casinha,esconde-esconde,enfim,apenas uma mãe que gostava de brincar de carrinho de lomba.
Prepararam a postagem para o blog com brincadeiras que utilizavam o corpo e outra que utilizava apenas palavras.
Construíram o texto e postaram.
O ponto alto da semana foi a construção de brinquedos com material de sucata.

Foi uma semana onde,através do lúdico, desenvolvemos muitas atividades legais.
Segundo PIAGET,as atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis sociais, para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. Quanto mais a criança brinca, mais ela se desenvolve sob os mais variados aspectos, desde os afetivo-emocionais, motor, cognitivo, até o corporal. É através da brincadeira que a criança vive e reconhece a sua realidade. Podemos dizer que a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem. Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e criar uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se com indivíduo.

10.5.10

Exposição de objetos do passado









A temática trabalhada durante a semana foi objetos do passado que contam a nossa história.
Após ter trabalhado com documentos,certidão de nascimento e carteira de identidade,chegou a hora de oportunizar às crianças relembrar o passado,que não era tão distante assim.
Eles ficaram muito sensibilizados ao recordar,através de roupinhas,sapatinhos,brinquedos,fotos,momentos marcantes em suas vidas.
Marcamos um dia para uma exposição dos objetos.
No dia marcado,eles trouxeram os objetos.Foi bastante interessante,pois a ocasião mexeu tanto com eles que uma menina acabou até mesmo se emocionando ao ver seus pertences e de seus colegas.
Realmente foi um dia que marcou ,pois puderam perceber que ao guardarmos algo de recordação,nos permitimos voltar ao passado através das lembranças.
Concluíram que os objetos antigos,guardam a história de pessoas,bem como de lugares,possibilitando assim entender nosso presente,e as modificações pelas quais passamos.
Um momento também muito importante para a semana foi a criação do blog da turma.
Depois de participarem da exposição,eles cosntruíram um texto coletivo sobre a atividade que serviria de postagem para o blog da turma.
Fiz uma votação sobre como se chamaria o blog e algumas combinações.
Na sexta-feira,fomos até a informática para postar o texto.
As condições ainda estão precárias,pois a escola dispõe apenas de dois computadores muito antigos.
Mas por enquanto é disso que disponho e vou tentar encaixar a informática,pelo menos uma vez por semana.
Esse é o link do blog da turma.

3.5.10

Percebendo o mundo através dos sentidos.






Nesta semana que passou,foram realizadas muitas atividades envolvendo os cinco sentidos.Aproveitei que o assunto trabalhado era o corpo humano e encaixei o assunto.

Foram muitas atividades de experimentos onde os alunos puderam interagir através dos cinco sentidos.
Expliquei que os sentidos são para nós uma forma de perceber e interagir com o ambiente que nos rodeia e que nossos sentidos são informantes do mundo exterior.
Num dia trabalhei com o sentido da visão,onde deveriam fazer uma observação de uma fruta,para em seguida preencher um relatório.Haviam perguntas como:qual é a cor da fruta?ela está madura?é possível saber o gosto da fruta?e o cheiro?que outras características a fruta tem?
Em outro dia vendei os olhos dos alunos a fim de perceberem as características dos objetos através do tato afim de tentar descobrir o objeto .
Em seguida responderam algumas perguntas relacionadas a a dinâmica.
No dia seguinte o sentido trabalhado foi o olfato.Eles deveriam identificar alguns cheiros,também com os olhos vendados.
A partir da atividade também relatar por escrito os tipos de cheiro,se era agradável ou não e o cheiro que mais haviam gostado.
Com essas atividades,também conversamos sobre as pessoas deficientes que percebem o mundo de outras maneiras.
Terminamos semana como uma releiturta de uma obra de Joan Miro, A mulher em frente ao sol.
Conversamos um pouco sobre a vida do pintor.
Em seguida perguntei o que lês poderiam perceber sobre a obra,como cores ,formas,e um possível significado.
Aproveitando que estávamos trabalhando com os sentidos,pedi que cada um expressasse algum sentimento despertado pela obra.
Observaram a obra e em seguida fizeram suas releituras.
O combinado era que naquele dia,eles seriam os mirós.
Acredito que foi uma semana onde os objetivos foram alcançados,pois houve muita interação e participação dos alunos.