28.3.10

Ação pedagógica


A ação pedagógica planejada para executar nestre semestre, se baseia principalmente no estudo e na compreensão do eu de cada aluno.
Nesta fase a criança está configurando seu mundo, e penso que trabalhar com a realidade de cada um é a melhor maneira de representar o elo entre a criança e seu mundo e a necessidade de compreensão da sociedade que está inserida.
Essa abordagem possibilita a integração de diversas áreas de conhecimento.
Esse tipo de trabalho faz com que os alunos desenvolvam conceitos a partir da sua história de vida,de conhecimentos que fazem sentido dentro do seu contexto histórico familiar.
Entender o porquê da necessidade de se ter um nome e sobrenome,qual é o significado do seu nome,quem escolheu esse nome,ou, que nome gostaria de ter,são questões que possibilitam o envolvimento e a busca por informações,que nunca foram antes pensadas por elas,e que de repente começam a ter sentido.
Quem são realmente,suas identidades,que conjuntos de fatores formam a identidade de cada pessoa,são assuntos que as interessam e fazem da sala de aula um ambiente desafiador e facilitador para irem em busca a fim de se conhecerem como sujeitos sócio-históricos.
Trabalhar com noções de que , cada aluno é um ser, único, com especificidades que são só suas,mostram como a criança se vê- sua auto-imagem,sendo importante que ela se perceba e aceite a diversidade.
Convém destacar a importância da história e da geografia como áreas fundamentais nessa proposta a fim de desenvolverem conceitos importantes.
Através de atividades de História surgem atividades para desenvolvimento da noção de tempo, de visão histórica sobre o cotidiano e de consciência do sujeito como fazedor da história.
Já a função da Geografia é propiciar a compreensão do espaço produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições, as relações de produção que nela se desenvolvem, bem como a apropriação que essa sociedade faz da natureza. Cabe à Geografia explicar como as sociedades produzem o espaço, conforme seus interesses em determinados momentos históricos (e aqui mais uma vez os dois campos se inter-relacionam), e como este processo implica uma transformação contínua.
O estudo do espaço supõe a análise da sociedade e da natureza, não isoladas mas como partes integrantes de uma totalidade, a qual se organiza e relaciona, configurando-se em diferentes paisagens, de acordo com os diferentes tipos de sociedade embricadas em um determinado território.
Para tanto, cabe à escola, a ampliação e o aprofundamento das noções de localização espaço-temporal da criança: vizinhança, distância, lateralidade, limite, causalidade e suas inter-relações. (Vale lembrar mais uma vez que todas estas noções a criança já as tem, de alguma forma, na medida de seu contato com o espaço vivenciado. É preciso verificar como a criança percebe seu espaço).
Este processo deve ser feito com o respaldo de disciplinas como Educação Física, Educação Artística (Plástica, Cênica e Musical), Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais que, ludicamente, podem também trabalhar tais relações.

21.3.10

NADAMOS E VAMOS CHEGAR ATÉ A PRAIA


Começado mais um semestre,sempre me vem a mente aquelas promessas:neste semestre prometo que vou ser pontual e assídua nas minhas postagens,como estudantes,que em todo início de ano prometem,pelo menos para si, que vão caprichar naquele caderno novinho,branquinho,sem nenhuma orelhinha.
Mas nesse início , parece ser tudo diferente.Reta final, estágio, tudo diferente de antes.Começamos o semestre num ritmo de despedidas,pensando que será o último ano em que teremos um ínicio.Início do fim ou começo de um novo tempo!
A verdade é que estamos começando de novo.O tão esperado estágio,que para alguns um "bicho papão", para outros,nem tanto assim.Confesso que estou sim apreensiva,agitada, ou melhor dizendo, nervosa e com um frio na barriga.
Embora contando com a experiência docente,sabemos que é um momento decisivo na nossa caminhada como alunas do Pead.Hora essa de pôr em prática o que trabalhamos nesses longos sete semestres de curso.
Uma verdade que me parace ser forte e verdadeira.Nada do que foi será,de novo do jeito que já foi um dia,como diria Lulu Santos.
Lembrei da metáfora da praia.Nadamos até agora,passamos por tempestades no mar,conseguimos vencer os altos e baixos das ondas,algumas vezes,parecíamos afundar nas dificuldades, mas havia sempre uma mão estendida pronta a nos puxar para cima a fim de recomeçar a nadar.
Fico tranquila em saber que apoio e ajuda não nos faltarão,pois não seria agora , visto que chegamos até aqui,que nos faltaria essa força e até mesmo um empurrãozinho para chegarmos até a praia.
Mas ao mesmo tempo que sei que teremos apoio e ajuda,me preocupo se terei condições de elaborar as tão temidas arquiteturas pedagógicas que teremos que pôr em prática,pois lembro-me das dificuldades que tivemos no ano passado de elaborar e planejar uma AP,que acabamos não colocando em prática com nossos alunos.
Estou começando um ano com um desafio,pois depois de trabalhar seis anos com turmas de 4º séries, estou trabalhando com um 3º ano,onde seria uma antiga 2º série.
Não sei ao certo que tipo de arquitetura vou trabalhar,pois ainda não sei como ficará, pois na minha escola o laboratório de informática está desativado.
Estou pensando em trabalhar com algum assunto relacionado aos países ou países que participarão da copa, pois no início do ano as crianças me pareceram bastante curiosas em relação ao assunto quando fizemos uma lista de nomes de cidades e de países.Logo percebendo o interesse pelo assunto, peguei o mapa mundi e comecei a explicar e mostrar alguns países e continentes que surgiam curiosidades.
Por enquanto estou trabalhando com a história de cada um:sua identidade,seu nome,sua família e história familiar.
Como diz a música,"tudo muda o tempo todo no mundo".Pode ser que muita coisa mude...