27.9.09

Letramento


Atualmente várias defesas estão ocorrendo em torno do trabalho com linguagem. Dentre os paradigmas aceitos nesse em sala de aula, há aquele que enfatiza uma reflexão contínua do aluno sobre os materiais escritos. Dentro desta perspectiva, uma denominação que está sendo bastante usada, é a do Letramento. As discussões acerca do Letramento surgem no meio acadêmico brasileiro num contexto de reflexões sobre a importância das habilidades necessárias para o uso competente da leitura e da escrita, habilidades estas que estariam para além do simplesmente saber ler e escrever.
Essa proposta de mudança ocorre em virtude da contemporaneidade exigir novas competências dos cidadãos em relação aos usos da leitura e escrita. É fato que o índice de alfabetização aumentou bastante nos últimos anos, mas é fato também que, para a plena participação social do indivíduo, exige-se domínio da língua, pois é por meio dela que podemos expressar sentimentos, opiniões, idéias, experiências, etc. Através da língua, interagimos com a sociedade para compreendê-la, recriando-a, tornando-nos seres ativos, pois o ato de saber se expressar faz parte das competências socialmente exigidas para o exercício da cidadania, assim como , acredita-se que a língua é a grande ferramenta diária da qual ninguém poderá abdicar durante toda a sua vida, venha ele a fazer seja lá o que for. Assim, o sujeito hoje precisa ser crítico e atuante, o que requer que ele tenha domínio da língua escrita, esta, sendo vista como algo além de um sistema de códigos, mas como um sistema que possibilite uma atuação dinâmica e capaz de ser transformadora da realidade.
Na atualidade,pode-se afirmar que a escola,como principal agência do letramento não está preocupada com o letramento social,mas sim com a alfabetização,ou seja,o processo da aquisição dos códigos alfabéticos e matemáticos. Esse fato se dá a partir das exigências ditadas pelo mercado de trabalho,das exigências da sociedade enquanto progresso econômico.
A partir das leituras realizadas,mostram que os modelos que determinam as práticas escolares ,é o modelo autônomo de letramento , que considera o processo da aquisição da escrita como um processo neutro,independente das experiências e do convívio social.
Devido às exigências ditadas pelo mercado de trabalho,a escola tem se preocupado em favorecer aos estudantes,que concluam as etapas de educação básica,a fim de poderem se incluir no mercado de trabalho,sem ter uma preocupação em fazer com que tenham um empoderamento social , advindo de suas vivências, como pessoas que adquirem,no convívio social,uma larga experiência de vida e um letramento social bastante intenso sendo participantes de um mundo tecnológico e da acessibilidade aos meios de comunicação.
Para concluir,a convivência social nos diferentes ambientes de letramento nos introduz num mundo de infinitas possibilidades de ler o mundo ,de maneiras diferentes ,enquanto que a escola está preocupada com a alfabetização,propriamente dita;o ensino dos códigos alfabéticos e numéricos,impossibilitando os sujeitos de ampliar seu vocabulário social,pois o modelo de letramento em que a escola se baseia está ultrapassado.

13.9.09

FUNÇÕES E CONCEITOS DA EJA

Na realização da atividade 1,da interdisciplina da EJA,pude perceber o quanto essa etapa de ensino tem a acrescentar na nossa sociedade.
Que a EJA faz parte da educação básica e em nível médio,já era de conheceimento de todos.
Mas o quero ressaltar é função reparadora da EJA,ou seja,uma educação que visa reparar uma dívida social para aqueles que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais,na escola ou fora dela.
Este segmento da educação tem como objetivo de permitir que as pessoas com idade superior a considerada adequada,possam se matricular no ensino regular.
Visto que a educação é um direito de todos e dever do Estado,sendo assim,a EJA pode reparar este direito a quem foi negado no tempo adequado.Mas esse fato não quer dizer que não possam ter outra chance!
Além disso a EJA deve estar voltada para a preparação para o mercado de trabalho,visto que muitos jovens ainda não empregadados, desempregados,empregados em ocupações precárias e vacilantes,podem encontrar na EJA,um lugar de melhor capacitação para o mundo do trabalho e para a tribuição de significados às experiências sócio-culturais trazidas por eles.
Como diz o próprio parecer"a EJA é uma promessa de vida".

4.9.09

Literatura e Linguagem


Bom,semestre iniciado,é arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
Falo tanto em trabalhos acadêmicos,como em sala de aula.
E como nesse semestre teremos uma interdisciplina que abordarás linguagens,é nesse ritmo que que comecei a trabalhar em sala de aula nesta semana.
Iniciei dois trabalhos importantes na área da literatura e linguagem.
Primeiramente iniciei a construção de uma álbum com meus alunos.Nesse álbum eles farão espécies de fichas de leituras semanais,onde registrarão em um caderno a análise das obras literárias,juntamente com a cópia da capa do livro.Após cada análise concluída,será feita uma apresentação oral para os demais colegas.
Acredito que por esse caminho,os alunos terão uma boa oportunidade de ampliar seus vocabulários e ter acesso ao mundo fantástico da literatura infanto-juvenil,visto que o acesso a leitura é uma necessidade básica para escrever bem .
Outro trabalho iniciado é o trabalho com diferentes gêneros textuais.
Segundo o professor Luiz Antônio Marcushi, professor de linguística da Universidade Federal de Pernambuco,gênero textual é definido como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica."
Já Luiz Carlos Travaglia, Professor e Doutor de Língua Potuguesa e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que o gênero é usado em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente. Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma universidade, pedindo informações sobre um concurso público, por exemplo."
Comecei a construção do portfólio com a abordagem da história da escrita,desde a escrita pictográfica,ideográfica até a escrita atual.
A partir daí,conversamnos sobre os diferentes tipos de textos utilizados em nosso dia-a-dia,a função de cada gênero,algumas especificidades ,enfim.
O primeiro gênero a ser trabalhado foi as histórias em quadrinhos.Eles tiveram acesso a uma HQ,fizemos uma análise da mesma,e em seguida,fizemos um esquema com as principais características desse tipo de texto.
O próximo passo,foi a construção de uma HQ,observando as características apontadas em aula.Essa atividade deverá retornar ao portfólio a fim de que ao final tenham reunidos em um lugar,diferentes gêneros de texto,visto que essa atividade foi levada para ser concluída em casa.
O objetivo com esses dois trabalhos é,formar,acima de tudo,leitores e escritores de verdade.

" O Trabalho com textos e com diferentes tipos de texto é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa."(Luiz Carlos Travaglia)
Em seguida volto a dar notícias sobre a continuidade desses trabalhos.