30.10.08

Tirar a chupeta da boca de uma criança


É assim que,provavelmente,a maioria dos professores ,estão se sentindo,com a atitude da nossa governadora,que,juntamente com outros governadores,se uniram,a fim de tentar derrubar,o que levou anos para ser conquistado por nossa categoria,que vêm sofrendo com as defasagens salariais.
Nem chegamos a receber esse tão sonhado aumento,ou reconhecimento,e já estão querendo nos tirar os direitos.
Espero que os eleitores ,quando chegada a época de tentar a releição,se lembrem de que a nossa governadora é que está encabeçando essa ação,contra nós.
Não basta o pouco reconhecimento e o total descaso com a classe,já não está de bom tamanho a humilhação que ao longo dos anos nossa classe tem recebido como prêmio?
Onde está a inconstitucionalidade da lei?
O problema é que,a partir da lei em vigor,o estado terá que contratar mais professores,e que os salários miseráveis pago aos professores,acarretará um aumento impagável na folha do estado.
É fácil querer derrubar na justiça um aumento que ,pela primeira vez nivelaria a educação,ou acabaria com as desigualdades em relação aos estados,quando se pode aumentar o próprio salário.
Vamos cruzar os braços e aguardar nossas conquistas irem por água abaixo?
Espero que nosso sindicato se arme e mobilize a categoria para tentar mostrar à sociedade o quanto estamos sendo prejudicados com esse governo.


29.10.08

Mecanismos de defesa


“Mecanismos de defesa são processos subconscientes que permitem a mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência. A psicanálise supõe a existência de forças mentais que se opõem umas às outras e que batalham entre si. Freud utilizou a expressão pela primeira vez no seu "As neuroses e psicoses de defesa", de 1894.”
As pessoas defendem-se inconscientemente da ansiedade que sentem numa situação perturbadora. Podem fazê-lo distorcendo a realidade e enganando a si mesmo esses são dois processos subjacentes que Freud denominou mecanismos de defesa. Todos nós usamos desses mecanismos para proteger nossa auto-imagem, o que é bastante comum em nossa vida diária. Temos necessidade de uma auto-imagem positiva, de aprovar nosso comportamento, e justificá-lo quando necessário. Às vezes, a única maneira de conseguir isto é através de processos inconscientes, iludindo-nos e alterando os fatos reais, de modo a preservar a nossa auto-imagem. Quando os mecanismos de defesa são levados a extremos, assumindo um papel preponderante na vida das pessoas, a tendência dos psicólogos é considerar os comportamentos resultantes como anormalmente perturbados. Existem vários tipos de mecanismos de defesa, os mais apontados são:


*Repressão

*Negação

*Sublimação

*Racionalização

*Projeção

*deslocamento

*Formação de reação.

A relação entre o “Comportamento Social” e “Mecanismos de defesa”, está justamente na utilização de mecanismos inconscientes para justificar o comportamento do indivíduo no meio onde ele se relaciona. Nessa abordagem ,o indivíduo inserido no meio organizacional, toma como parte suas atitudes em relação ao grupo de trabalho, e a ele mesmo. Para um indivíduo, a percepção de um acontecimento, do mundo externo ou do mundo interno, pode ser algo muito constrangedor, doloroso, desorganizador. Para evitar este desprazer, a pessoa “deforma” ou suprime a realidade - deixa de registrar percepções externas, afasta determinados conteúdos psíquicos, e assim interfere no pensamento. São vários os mecanismos que o indivíduo pode usar para realizar esta deformação da realidade, no qual chamamos de mecanismos de defesa. São justamente estes mecanismos que vão regular o comportamento para um padrão ajustado ou desajustado, poderá depender da intensidade em que ele reprime certas emoções, e/ou fatos que ele não queira ou não saiba lidar. Então, o uso destes mecanismos é de fundamental importância para a preservação do ego, e assim manter condições constantes de excitação no nosso organismo, e também promover com sucesso, uma integração entre o indivíduo e o mundo externo.

8.10.08

PPP vinculado às melhorias da escola


O verdadeiro papel do PPP é estar vinculado às melhorias da escola,e esta,por sua vez,às mudanças educativas.
A escola não pode ser propriedade de professores,ela deve acima de tudo,incluir a comunidade educativa no planejamento de metas e de melhorias.
O PPP não deve ser um documento imposto por decreto,mas deve ,ser sim,o resultado de um processo de questionamentos e de formação no qual a maior parte da comunidade e de seus professores e alunos estejam verdadeiramente envolvidos.
Assim,esse projeto é uma necessidade,e não uma obrigação.
O PPP é necessário,independentemente de qualquer decisão política ou exigência legal,pois a proposta pedagógica é o norte da escola,definindo caminhos que uma determinada comunidade escolar busca para si e para quem se agrega em seu entorno.
A nossa atual lei de diretrizes e bases da educação(LDB) possui como eixo principal a flexibilidade,por meio da qual proporciona a autonomia de cada escola,cabendo aos gestores escolares estabelecerem as diretrizes das ações,a partir do planejamento e elaboração coletiva do PPP e da descentralização de ações,bem como promoverem as articulações entre o pedagógico,o político,o financeiro e o administrativo.
A participação de todos na construção do PPP vem de encontro à visão de uma educação democrática,que de tão importante está relacionada à melhoria das condições de vida e de saúde das populações de todo o mundo.
Vivemos numa sociedade onde todos são capazes de opinar,aprender,imaginar,participar,enfim,
de fazer projetos que possa progredir as conquistas e as relações sociais de um determinado contexto.