28.4.08

PROJETO DENGUE



Em época de epidemia ,não poderia deixar de levar para a sala de aula um assunto que está mexendo com a vida de todos nós,a Dengue.
Foi um projeto muito legal e interessante,onde os alunos se envolveram demais,pesquisaram e botaram a mão-na-massa.
O assunto foi amplamente discutido.As crianças leram muito a respeito,buscaram na mídia reportagens e as coisas foram fluindo num ritmo de muito trabalho e participação.
A proposta foi estudar as manifestações do mosquito,ciclo de reprodução,ambientes propícios ao foco,maneiras de combater a doença,formas de manifestação da doença e os diferentes estágios.
Teve de tudo um pouco.Construíram cartazes,maquetes com dois tipos de ambientes(um favorável ao mosquito e outro não),panfletos e a famosa mosquitérica.
Na sexta-feira,dia 25/04 com a finalização do projeto,preparamos uma exposição com todos os trabalhos feitos.Nessa exposição ,todas as turmas da escola tiveram o acesso aos trabalhos,com as devidas explicações por parte dos expositores à todos os participantes,com direito a panfletagem e tudo.
E para finalizar,depois que os alunos passavam pela exposição,eram convidados a assistir o vídeo,aquele da FIOCRUZ,sobre a vida dos Aedes aegypti. Conseguimos passar para DVD a os alunos puderam assistir na televisão.
Foi um sucesso!!!!

15.4.08

Curso de libras




No dia de ontem iniciei o curso de Libras,uma parceria da Ufrgs e o Cas.A primeira experiência com essa nova língua me causou um certa empolgação e entusiasmo.

Tantos enganos ,saberes populares que nos põe em situação de total ignorância em relação a este assunto.

Conhecer seu modo de vida,a forma que lutam para vencer esse obstáculo numa sociedade que pouco faz para incluir essas pessoas.

Afinal o que é Libras?

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.

A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional.

Acho que está se abrindo uma porta para a construção do meu plano de estudos!!!

5.4.08

Um novo olhar



Num mundo globalizado cada vez mais globalizado,torna-se mais necessário o estudo dos espaços para que o aluno estabeleça relações com a realidade existente e a realidade desejada de forma positiva.

Após a leitura do texto "Do acaso à intençaõ em Estudos Sociais" pude refletir sobre a maneira e metodologias que são utilizadas em nosso dia-a-dia em sala de aula e percebi que em diversos momentos acabamos dificultando as coisas para os nossos alunos,tornando nossas aulas mecânicas e metódicas.

Nas últimas décadas o ensino de Estudos Sociais vem sendo alvo de inúmeras pesquisas e debates que que contribuem para que neste campo do conhecimento vários paradigmas sejam quebrados.

Atualmente,o ensino nesta área é formado por um conjunto de atividades cuidadosamente planejadas,nas quais conteúdos e forma de ensinar se encaixam para que professor e aluno compartilhem cada vez mais experiências.

Esta cumplicidade entre professor e aluno tem a função de tornar acessíveis aos alunos aspectos da cultura importante para o seu desenvolvimento intelectual e de sua cidadania.

É necessário que o aluno compreenda que suas ações individuais ou coletivas têm conseqüências diretas,tanto para ele como para a sociedade em que vive.É preciso criar no aluno condições para exercer seu papel como cidadão e conscientizá-lo da importância de ser participativo.