29.3.08

Comentando o portfólio e as apresentações

Tendo em vista as interdisciplinas trabalhadas no semestre passado,pude ter um enriquecimento e aprimoramento facilitado em função das abordagens feitas nas diferentes áreas onde contemplam de forma rica e intensa o universo infantil:teatro,ludicidade,artes e literatura.
As atividades selecionadas para inclusão no portfólio trouxeram evidências de como,neste semestre, tive a oportunidade de superar algumas dificuldades e resistências de incluir certos tipos de atividades na minha prática diária.
A realização das atividades exigidas na interdisciplina de Teatro,me fizeram rever alguns conceitos que, de certa forma,me bloqueavam e impediam que realizassem tais atividades em sala de aula.
Pude perceber que com esse tipo de atividade, para os pequenos,gera muito prazer e satisfação, e que eles,mesmo sendo de poca idade,já têm condições de interpretar cenas através da improvisação e do conhecimento enquanto seres que carregam uma bagagem imensa de informações.
De forma geral,as apresentações foram feitas de forma simples,porém clara ,quanto ao objetivo e intenção d e centralizar o foco das atividades selecionadas. A minha apresentação trouxe evidências das minhas mudanças através das apresentações de slides com fotos,facilitando a visualização do conteúdo que estava sendo exposto oralmente.
Quando expomos nossos medos,angústias ,bloqueios ou êxitos,acabamos percebendo que ,de certa forma, os colegas compartilham dos mesmos pensamentos.
Sempre temos algo a superar,melhorar e percebi que em diversos momentos as colegas focaram seus trabalhos comemorando as vitórias diante de suas superações.
Diante das apresentações finais das colegas pude perceber que temos condições de enfrentar os obstáculos, arregaçar as mangas e prosseguir quando estamos dispostos a trabalhar em benefício da melhoria da educação,como na apresentação evidente e emocionante da colega Luciene,quando teve a coragem de enfrentar as dificuldades na preparação dos alunos no projeto de robótica.
Outro fato marcante foi a apresentação da colega Bia,quando me apropriei da sua paixão, encantamento e entusiamo ao fazer a contação de histórias para os pequenos.

Início de semestre



No dia 18/03 iniciamos mais um semestre.Metado do caminho andado.
Neste dia tivemos aula do Seminário integrador e em seguida Representação pelo mundo da Matemática.
Boas perspectivas de aprendizagens,muitas informações nesse primeiro momento marcaram esse início de ano letivo.
Já é hora de vestirmos a camiseta,arregaçar as mangas e dar todo nosso sangue por este curso.
Está na hora de cair na real,pois confesso que ainda estou num ritmo ainda lento de trabalho!
No dia 26/03 iniciaram as outras interdisciplinas:Representação do mundo pelos estudos sociais e Representação do mundo pelas ciências naturais.
Como todo o começo ainda estou um pouco lenta,mas em breve estarei com o pique recuperado!!!
MAOS-À OBRA ...
DESEJO À TODOS UM ÓTIMO SEMESTRE.