28.10.07

Teatro de bonecos

A atividade descrita a seguir é uma evidência da minha mudança em sala de aula.Penso que os alunos devem ter um espaço maior de criação onde possam desenvolver seu potencial criativo e desinibir-se diante dos colegas.Os conteúdos já são por si cansativos, mas diante de um cronograma que temos que alcançar, não temos outra alternativa,a não ser tornar nossas aulas mais dinâmicas e prazerosas.
No dia 22/10 propus aos alunos um trabalho envolvendo teatro com bonecos.
Na primeira etapa os alunos produziram o texto a fim de servir como roteiro para as apresentações.O tema seria livre.
Após as produções os alunos partiram para a confecção dos bonecos.
Eles usaram o seguinte material: bolas de isopor, palitos de churrasco, lã, tecidos, etc.
Eles introduziram o palito no isopor, como se fosse um pirulito.A seguir prenderam a pano ou papel para fazer a roupa do boneco.
Depois usaram tinta ou canetinha e pintaram o rosto.Os cabelos e outros detalhes ficaram a critério de cada um.
Bonecos e textos prontos marcamos o dia para as apresentações.Seriam no dia 24/10 a fim de que eles pudessem ensaiar para se apresentar.
Já no dia 24/10 eles estavam bastante eufóricos para se apresentarem.
Foi uma dinâmica muito legal, eles se envolveram muito com a atividade e os bonecos ficaram muito bonitinhos!
Após as apresentações dos teatros, senti a necessidade de saber por parte deles o que haviam achado da atividade.Eles avaliaram critérios como a produção dos textos, os assuntos abordados,a preparação para as apresentações e chegaram a seguinte conclusão:os textos estavam sem sentido e alguns curtos demais,não seguindo uma seqüência com sensação de inacabado. Concluíram também que teriam condições de produzir textos melhores.
Quando indagados sobre os bonecos acharam muito bonitos e criativos.
Avaliei como positiva e acho que diante de situações a que eles não estão acostumados, reagiram bem. Senti um pouco de desapontamento no que se refere aos ensaios, quando muitos improvisaram as falas por não terem se preparado.Mas a turma no geral se envolveu muito com a atividade e participou com entusiasmo.

Teatro de bonecos

20.10.07

Saindo da rotina

Com toda essa função de colocar marcadores em todas as postagens no blog,penso que teremos que refletir antes de postar qualquer "coisinha".
As postagens terão mais consistência,argumentação e evidências de nossa caminhada e do nosso crescimento.
Nessas últimas semanas tenho me empenhado em planejar atividade diferentes das que estava acostumada a realizar em sala de aula.
Na semana da criança,os alunos prepararam algumas atividades como leitura de reportagens,teatros ,pôsters e jornais falados com a temática "Infância".
Nas semanas que antecederam o Dia das Crianças trabalhamos diversos textos,discutimos e debatemos a infância em diferentes circunstâncias:o trabalho infantil(lavouras,carvoarias),o trabalho doméstico(crianças que são os donos da casa),direitos garantidos em leis e estatutos e crianças de rua e cidadania.
O que me chamou atenção foram as abordagens dos temas dos teatros preparados pelas crianças.

Eles preparam peças que evidenciaram o compreensão dos temas abordados

nas aulas.






  • Encenação do trabalho doméstico infantil









15.10.07

Teatro e educação

Na semana que passou realizei com minha turma uma tarde de atividades envolvendo teatro e dramatização.
As crianças sentiram-se envolvidas e emplgadas.
E como toda a atividade que foge da rotina sempre gera muita"bagunça".Bagunça no bom sentido!
Pude perceber a alegra e descontração dos pequenos,que já não são tão pequenos assim.
O combinado seria que eles deveriam deixar o corpo falar através de expressões,sentimentos e encenações.
O objetivo principal era fazer com que eles utilizassem as expressões corporais,a fim de representar objetos,seres,sentimentos e cenas do dia-a-dia.
Um detalhe!
Não poderiam falar.
Mas advinhem se eles conseguiram ficar de boca fechada...
Claro que não!
Mas foi uma tarde de muita descontração que se caracterizou pela livre expressão,espontaneidade que eles se utilizaram da improvisação e interpretação.
Essas atividades foram utilizadas para compor o inventário criativo da interdisciplina Teatro e Educação.
As fotos abaixo comprovam o envolvimento das crianças.

7.10.07

Assim será...




Às vésperas de mais uma semana que se inicia,estou realizando muitas leituras e pondo em dia os trabalhos,me situando quanto as datas ,colocando as idéias em ordem,pois nesse semestre está sendo muito corrido,estou com o tempo bem mais reduzido em relação ao semestre passado porque estou trabalhando 40 horas,chego em casa aos pedaços e sem ânimo pra nada.
Hoje vejo que fiz a escolha errada.Ainda não era hora de trabalhar o dia todo,pois percebo que em algum ponto estou deixando a desejar!!!
Onde?
Com a família,com os alunos,com os trabalhos da faculdade?
Confesso que estou começando a ficar com medo,porque com a chegada do fim do ano as ocupações tendem a aumentar...
E sei que não posso falhar.Não agora!!!
As vezes tenho vontade de deixar alguma coisa para trás,mas volto e percebo que não posso!
Fico angustiada,com receio de que em algum momento alguém vai voltar-se e me dizer:Você deixou a desejar!!!!
Embora não tendo a mania de perfeição,pelo menos gosto de ter as coisas sob o meu controle.E se elas fugirem?
No final,se tudo der certo,vou me sentir bastante vitoriosa,pois estou sentindo o fardo bastante pesado!

6.10.07

semestre iniciado






Expectativas à mil!!!!

Imaginação,criatividade,ludicidade...
Depois do semestre passado, que foi estressante devido à densidade e complexidade dos conteúdos abordados,enfim interdisciplinas que sem dúvida exigirão de nós uma dose generosa de criatividade.
Que através da interdisciplina de Artes Visuais aprendamos a reler o mundo ao nosso redor.
Com Teatro e Ludicidade que aflore a nossa "criança interior".
Através da Literatura possamos recontar nossas próprias histórias.
A Música?
Que simplismente possamos ouvi-la com o coração!

Releitura

Justificativa

Eu acredito que Velázquez estava pintando o rei e a rainha,fazendo assim com que o espectador se sinta no lugar do casal real,como se eles estivessem pousando como modelos para a pintura.